Aumentar a geração de leads é um desafio constante para empresas. Afinal, são novas oportunidades de negócio que chegam até você e permitem a sua empresa a crescer e, claro, vender mais. Porém, o grande ponto é como encontrar leads qualificados com real potencial de forma contínua? A resposta é uma boa campanha, uma estratégia de qualidade e é disso que queremos falar com você.
Quais seriam, então, as campanhas de qualidade capazes de trazerem leads preparados para o seu processo de vendas? Não existe uma bala de prata e você, como empresário, provavelmente já sabe disso, mas existem sim boas práticas as quais podem ajudar e muito neste desafio.
Quer saber mais sobre essas dicas e começar já a trazer leads qualificados para o seu negócio? Então vamos lá!
Aumentar a geração de leads: qual o caminho?
Bem, como falamos para você, não existe a solução perfeita para aumentar a geração de leads. Porém, existem métodos conhecidos, testados e com bons resultados que valem ser adotados pela sua empresa em um momento de testes.
Por isso, o caminho mais utilizado e básico, que garante um mínimo de resultados se baseia em 4 elementos. Você irá precisar de uma oferta, de um Call-to-Action (CTA), uma landing page e de um formulário.
Parece simples? Pois então, o que vai se decisivo aqui é se a oferta que você tem a fazer é realmente atraente, se você consegue fazer um CTA impossível de não ser clicado, uma landing page que mantenha a pessoa atenta e interessada e um formulário que, de fato, passe valor e conquiste a confiança do usuário.
Agora não ficou tanto, não é mesmo? Todos esses itens apresentam papéis muito importantes e são essenciais para converter. Mas não se preocupe trazemos, a seguir, mais dicas para ajudar a aumentar a geração de leads do seu negócio.
#1 Conteúdo relevante é sempre uma boa arma para aumentar a geração de leads
Uma das primeiras dicas para quem está buscando aumentar a geração de leads é a produção de um conteúdo relevante. O que isso significa? Que pessoas fazem dezenas de buscas diariamente no Google, dizendo, de forma bastante clara, o que elas querem, quais seus problemas, como se sentem etc. Imagine ela encontrar a resposta perfeita para isto no seu site? Quanto valor sua marca acabou de criar e que experiência marcante!
Neste primeiro momento você pode estar se perguntando: mas e a venda, onde fica? A venda já começou, acredite ou não. Quando você gera valor através do marketing de conteúdo, você ganha autoridade. Você será buscando mais e mais vezes para solucionar problemas. Quanto maior for o seu grau de solução, mais você pode pedir em troca, como um e-mail por exemplo. E assim, de uma forma praticamente orgânica, você conseguiu acessar e converter um usuário em lead.
#2 Crie landing pages que convertem
Lembra como falamos sobre a importância de ter uma boa landing page, que irá prender a atenção do seu visitante e estimulá-lo a deixar o e-mail? Esta ferramenta é parte chave para aumento na geração de leads e saber criar um bom modelo é desafio constante.
Tudo irá depender do seu objetivo, do seu público, das suas armas disponíveis. Porém, algumas coisas nunca mudam, como a necessidade de uma boa chamada, um copy que irá diretamente na dor do usuário, uma boa oferta e uma explicação sobre quais benefícios ela traz e o formulário para captura do e-mail.
O objetivo aqui é manter a pessoa na página, por isso ela fica fora do seu site e sem outras distrações, como menus e links de saída. Tudo o que a pessoa precisa deve estar ali. Se não é o suficiente, você ainda não acertou.
#3 Face e Google Ads
Outra forma de aumentar a geração de leads da sua empresa é através de Facebook e Google Ads. Isto é, criar campanhas por meio de anúncios pagos. A grande vantagem aqui é que você pode segmentar, ou seja, dizer para as ferramentas exatamente quem é o público o qual você deseja atingir, como gostos, localização geográfica, faixa etária e muito mais.
Através do tráfego pago, você tem um bom recurso para aumentar a geração de leads e mais rápido do que o orgânico. Aqui também é preciso criar boas chamadas e ter um CTA atrativo.
#4 Utilize gatilhos mentais
Outra dica poderosa é utilizar de gatilhos mentais para aumentar a geração de leads. Eles caem bem em landing page, ofertas, formulários, anúncios, enfim, em tudo o que você pensar como meio de captação.
Existem diversos gatilhos: você pode optar pela urgência, pela autoridade, escassez, prova social…tudo irá depender de qual é a sua proposta e da oferta em questão. Esta técnica ajuda pessoas a tomarem decisões de forma mais rápida, potencializando a chance de conversão.
Agora que você conhece novas técnicas para aumentar a geração de leads, que tal por em prática? Conte com a ajuda da Spiner, que é especialista em campanhas de geração de leads.