Você, provavelmente, já usou um chatbot nos últimos tempos. A ferramenta ganhou uma enorme popularidade e está marcando presença nos sites dos mais diferentes tipos e segmentos de empresas. Se você não usa na sua, possivelmente sonha em ter ou pelo menos já considerou em algum momento. Mas então surge a questão: o chatbot é realmente a melhor ferramenta de atendimento para as redes sociais?
Muitos são a favor, muitos são contra. Existem aqueles que não abrem mão do contato humano, pois isso aproxima mais seu target (será?). Outros são apaixonados pelos resultados e praticidade que um bom chatbot consegue oferecer.
E agora, qual a melhor forma de atendimento para as redes sociais de sua empresa? Seria o chatbot ou sac 2.0? Não se preocupe, listamos, a seguir, quais são os prós e os contras do atendimento automatizado e você poderá tirar suas próprias conclusões.
Vamos nessa?
O que é e como funciona um chatbot?
O termo chatbot é uma abreviação, em inglês, para robôs que cumprem a função de chat. Simples assim. Eles são um programa de computador criado e configurado para ter a capacidade de simular uma conversa humana.
Atualmente, eles estão sendo usados no meio empresarial em tarefas ou percurso de uma comunicação que não requer grande esforço, como uma saudação, por exemplo. Digamos que você gostaria de que, toda vez a qual alguém acessar o seu site, ela recebesse um “olá, precisa de ajuda?” na tela. Sem um recurso automático como o chatbot torna-se praticamente impossível, já que seria preciso alguém disponível quase que 24 horas para fazer isto. Na verdade, um grande time, se considerarmos um grande volume de acessos diários.
Por isso o chatbot acabou se popularizando tanto como forma de atendimento para as redes sociais de empresas. Ele preenche lacunas as quais, sem esta inteligência, não seria possível preencher.
Mas então, ele é realmente a maior solução dos problemas? Veja a seguir.
Quais os prós e contras do chatbot no atendimento para as redes sociais de sua empresa
Em dúvida sobre investir ou não nesta ferramenta? Confira o que você ganha ou perde ao utilizar este recurso.
Prós do chatbot no atendimento para as redes sociais
#Atendimento 24 horas por dia/ 7 dias por semana
Acabamos de citar um exemplo que encaixa muito bem nesta primeira grande vantagem do chatbot. Você consegue ter um canal aberto de relacionamento com os seus clientes de forma contínua. A qualquer momento, mesmo que 400 pessoas estejam acessando aquele perfil, elas irão receber um “olá”.
#Otimização de processos internos
Outra vantagem de usar o chatbot no atendimento para as redes sociais de sua empresa é que existe uma maior otimização de tempo e de processos internos da sua equipe. Afinal, como falamos anteriormente, o chatbot preenche lacunas as quais estavam em aberto ou demandam alto empenho do time para executar.
Quando a ferramenta faz o trabalho que é essencial, porém é protocolo, abre-se uma brecha para que o tempo seja melhor aproveitado pelos colaboradores.
#Ajuda na jornada e a fidelizar clientes
Estamos em um momento no qual as pessoas não querem apenas ser surpreendidas, elas querem ser impactadas por completo e se sentirem especiais para aquela marca. Por isso, o chatbot ajuda neste quesito de atendimento para as redes sociais de sua empresa. É uma amostra do quanto você se preocupa e oferece soluções rápidas para que o usuário encontre o que procura ou resolva o problema o quanto antes, pois ambos lados saem ganhando nessa combinação.
Tudo isto impacta diretamente na jornada do cliente, por isso torna-se um grande atrativo para as empresas que buscam otimizar esse processo.
Contras do chatbot no atendimento para as redes sociais
#Nem tudo pode ser resolvido com robôs
Muitas vezes, quando as pessoas procuram atendimento nas redes sociais de sua empresa, elas querem resolver algum problema. Dependendo do grau de complexidade, mesmo o chatbot mais desenvolvido não irá suprir a necessidade de um contato humano. Com isso, percebe-se que existe uma barreira a qual não é possível ultrapassar ainda: a ferramenta automatizada ajuda, porém não substituirá o time treinado para solucionar os problemas da melhor maneira possível, sem perder o cliente.
#Há quem não abra mão de pessoas
Um chatbot é bastante prático na hora de cuidar do atendimento para as redes sociais de sua empresa, mas não esqueça, jamais, da experiência do cliente. O que isto significa? Que existem pessoas que gostam e não abrem mão de falar com outras pessoas. Por isso, o ideal é realizar testes com sua audiência e entender a aceitação deste tipo de recurso. Não esqueça: quem manda são os clientes.
Agora você já tem um panorama maior sobre o qual a melhor forma de atendimento para as redes sociais de sua empresa. Faça testes e encontre uma boa solução junto a sua audiência. Para realizar isto da maneira certa, entre em contato para saber mais sobre os serviços oferecidos pela Spiner.