Transformar os leads em clientes potenciais, é um dos principais objetivos do marketing digital. Mas para isso, não basta apenas criar um bom produto ou disponibilizar todas as informações da empresa. É necessário nortear o planejamento com base nos interesses do seu público, portanto, o gerenciamento de leads se torna algo imprescindível para seu negócio.
Neste artigo, iremos te explicar como tratar um lead gerado por anúncio de marketing digital.
O que é leads?
Leads são potenciais clientes ou contatos comerciais que mostraram interesse em um produto ou serviço. Eles podem ser gerados por meio de uma variedade de canais, como formulários de contato em um site, campanhas de publicidade, eventos de networking, entre outros.
As empresas geralmente usam leads para identificar e nutrir potenciais clientes ao longo do tempo, com o objetivo de convertê-los em clientes pagantes.
Antes de explicarmos qualquer coisa sobre o assunto, é importante darmos essa introdução para que não fique nenhuma dúvida sobre o que é o leads.
Como tratar os leads
A gestão de leads é crucial para garantir que o processo de atração de clientes potenciais seja eficaz e traz resultados para a empresa. É importante fornecer conteúdo educativo e relevante para guiar o lead através das etapas do funil de vendas, levando-o cada vez mais próximo de uma compra. Porém, é preciso ter cuidado com a abordagem comercial, pois uma abordagem inadequada pode comprometer toda a estratégia.
Uma solução para garantir o envio de conteúdo personalizado e adequado para cada etapa do funil é utilizar um software de automação de marketing. Isso ajuda a tornar o processo de envio de e-mails automático e eficiente.
A gestão de leads também oferece benefícios financeiros, pois permite uma redução no Custo de Aquisição de Clientes (CAC) ao direcionar os leads para o time de vendas no momento adequado, otimizando o tempo dos vendedores.
Passos para a gestão de leads
A gestão de leads é uma tarefa fundamental para o sucesso de qualquer negócio. Se você quer saber como gerenciar leads na prática, aqui está um passo a passo para seguir:
- Atração e aquisição de leads: este é o primeiro passo para garantir que suas estratégias, incluindo conteúdo relevante e de qualidade, atraem e conquistam pessoas para o seu negócio.
- Qualificação de leads: nesta etapa, você coleta dados dos seus leads, utilizando técnicas como lead scoring para qualificar potenciais clientes e entender a melhor forma de gerenciá-los.
- Nutrição de leads: quando um lead está realmente interessado em seu produto ou serviço, é importante nutri-lo para aumentar as chances de fechar um negócio.
- Encantamento: quando um lead se torna um cliente, é hora de mantê-lo próximo ao negócio de forma eficiente.
- Mensuração de resultados: por último, é importante mensurar os resultados para analisar a eficiência dos processos e, se necessário, direcionar suas ações para maneiras mais adequadas de gerenciar seus leads.
O que fazer depois do primeiro contato
Garantir que o primeiro contato com um lead aconteça rapidamente é essencial para não perder o interesse dele. Uma maneira eficaz de fazer isso é unir processos, ferramentas e treinamentos.
Defina etapas claras no seu processo de vendas e estabeleça prazos máximos para cada uma delas. Além disso, forneça ferramentas para que seus vendedores possam agilizar esse primeiro contato. Um exemplo é o uso de softwares de CRM como o RD Station CRM.
Com ele, os vendedores recebem alertas assim que um novo lead é atribuído a eles no funil, podendo entrar em contato o quanto antes. Além disso, eles podem fazer contato diretamente pelo CRM, através de um telefone virtual, o que gera ganho de tempo.
As ligações ficam gravadas e o vendedor pode fazer anotações diretamente no histórico da oportunidade, facilitando os próximos contatos. Isso é especialmente útil se o seu time trabalha com SDRs (ou pré-vendedores) nas primeiras abordagens, pois o vendedor que recebe os leads já terá um repositório completo de informações importantes para prosseguir a negociação.
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