Leilão no Google AdWords é o processo que acontece com cada pesquisa do Google para decidir quais anúncios serão exibidos para essa pesquisa específica e em que ordem esses anúncios serão exibidos na página.
Sempre que um anúncio do Google AdWords está qualificado para ser exibida para uma pesquisa, ele passa pelo leilão de anúncios. O leilão determina se o anúncio é realmente exibido ou não e em qual posição ele será exibido na página.
Veja como o leilão funciona:
Quando alguém pesquisa, o sistema do Google AdWords encontra todos os anúncios cujas palavras-chave correspondam à pesquisa.
A partir desses anúncios, o sistema ignora todos aqueles que não sejam qualificados, como anúncios segmentados para um país diferente ou que sejam reprovados.
Entre os anúncios restantes, aqueles com Índices de qualidade e lances suficientes podem ser exibidos, mostrados em uma ordem que se baseia na classificação do anúncio (uma combinação de Índice de qualidade e valor do lance).
O ponto mais importante a ser lembrado é: mesmo que os lances da concorrência sejam mais altos do que o seu, você ainda poderá conquistar uma posição de maior destaque (por um preço menor) com palavras-chave e anúncios altamente relevantes.
Como o processo de leilão é repetido a cada pesquisa no Google, cada leilão pode ter resultados potencialmente diferentes, dependendo da concorrência no momento. Desse modo, é normal observar alguma oscilação na posição do anúncio na página e na possibilidade de exibição do anúncio.