Otimizador de conversões é um recurso do Google AdWords que prevê quais são os cliques com probabilidade de serem valiosos e que altera seus lances para ajudar você a gerar o maior número possível de cliques lucrativos.
Se sua meta de publicidade principal for gerar conversões como vendas, inscrições ou downloads de aplicativos para celular, o Otimizador de conversões poderá ajudar a conseguir automaticamente o maior número possível de conversões dentro de seu orçamento. Se a meta de sua campanha for vender um produto em seu website, por exemplo, você poderá usar essa ferramenta para fazer mais vendas e pagar menos pelos cliques que resultam em compras.
Essa ferramenta usa os dados do acompanhamento de conversões para evitar cliques inúteis e obter mais conversões por um custo menor. Com base no histórico de conversões de sua campanha, o Otimizador de conversões localizará automaticamente o lance ideal de CPC para seu anúncio sempre que ele estiver qualificado para exibição. Ele define lances de CPC mais altos para cliques mais valiosos e lances de CPC mais baixos para cliques menos valiosos.
Com o Otimizador de conversões, você pode definir um dos dois tipos de lance de custo por aquisição (CPA, na sigla em inglês): um lance de CPA desejado (valor médio que você gostaria de pagar por uma conversão) ou um lance máximo de CPA (valor máximo que você deseja pagar por conversão). Para campanhas que promovem downloads de aplicativos para celular, é possível definir somente um CPA desejado.
Um recurso semelhante é o CPC otimizado (eCPC, na sigla em inglês), que também pode ajudar a gerar mais vendas ou outras conversões. A principal diferença é que o eCPC trabalha com o lance máximo de CPC que você definiu, e o Otimizador de conversões não. Outra diferença é que o Otimizador de conversões modifica 100% do tráfego, enquanto o eCPC modifica 50% inicialmente e depois aumenta ou diminui essa porcentagem com base no desempenho. O eCPC não está disponível para campanhas que promovem downloads de aplicativos para celular. Você pode definir o Otimizador de conversões e o eCPC para focar em conversões (uma por clique) ou em conversões (muitas por clique). Para isso, escolha uma métrica de lance de conversão na guia “Detalhes” de todas as suas conversões.