SEO (Search Engine Optimization) é o conjunto de técnicas e processos responsáveis por colocar determinada página do seu site melhor ou pior colocada frente aos mecanismos de busca, considerando palavras-chave específicas.
Também se trata de um dos maiores segredos da internet, por assim dizer, e aqueles profissionais de marketing digital que conseguem dominá-lo em sua plenitude colocam os seus clientes muito a frente da concorrência.
A seguir, daremos 10 dicas bem simples de otimização de sites, para que você, que não é um profissional de marketing digital, também consiga dominar minimamente o conjunto de técnicas SEO.
Dica 1: Servidor
Sendo o primeiro critério para que o seu site fique bem colocado no Google, o servidor no qual ele está hospedado deve ser muito estável e apresentar como tempo de resposta algo que leve no máximo 0.66 segundos, com a finalidade de que fique sempre disponível para ser indexado no mecanismo de busca e, também, esteja apto a receber visitas a qualquer momento e sem que a pessoa tenha que esperar muito para ter acesso ao seu conteúdo.
Dica 2: Linguagem
Ainda que tenha feito muito sucesso no início da década, a linguagem em Flash já se tornou obsoleta e nunca deve ser utilizada, devido ao baixo nível de indexação no Google e ao fato de ela não estar disponível para visualização na maioria dos dispositivos móveis, como smartphones e tablets. Então, o mais indicado é que o seu site utilize alguma linguagem equivalente a Html, Htm, Php, Asp, Aspx, ou outras, mas, nunca Flash.
Dica 3: Título do Site
O seu site deve ter um título que já considere a otimização no mecanismo de busca. Por exemplo, se você tem uma agência de marketing digital, o recomendado é que as três palavras-chave apareçam logo em seguida do nome da sua empresa, tendo em vista que aumentará a sua chance de aparecer melhor colocado quando os três termos forem colocados no campo de pesquisa.
Dica 4: Descrição do Site
Também chamado de Meta-Tag Description, diz respeito ao pequeno texto de no máximo 160 caracteres que será exibido logo abaixo do nome da sua empresa e do título do seu site quando for visualizado no Google. A dica de ouro para escrever uma boa descrição do site, é que ele também contenha uma ou duas vezes, as principais palavras-chave que regem o seu mercado de atuação.
Dica 5: Títulos e Descrições das páginas
Assim como o nome e a descrição do site completo, cada página disponível em seu site, também deve ter um título e uma descrição que leve em conta os seus objetivos no que diz respeito a determinadas palavras-chave. Além disso, também é fundamental que a URL de cada página seja amigável e que ela apresente a palavra-chave.
Dica 6: Heading Tags
São os recursos de programação Html que são utilizados para destacar títulos e subtítulos em determinada página. O mais recomendado é que a palavra-chave ou os termos que se pretende destacar, estejam também presentes durante as heading tags, visando, com isso, um melhor desempenho no mecanismo de busca.
Dica 7: Palavras-Chave
Tendo definido quais serão as principais palavras-chave que irão compor a sua campanha de SEO, o mais recomendado é que todos os textos presentes em seu site apresentem estas palavras-chave, considerando que é fundamental que elas estejam presentes no conteúdo, nos títulos, nas headings e nas descrições.
Dica 8: Imagens
Também é aconselhável que cada conteúdo tenha no mínimo uma imagem e, esta, deve apresentar a palavra-chave no título do arquivo, com a finalidade de que a página possa estar visualizável também no Google Images ao mesmo tempo em que fica proporciona uma melhor colocação orgânica na pesquisa da WEB.
Dica 9: Links
Dentro do seu próprio site, é importante que uma página indique links para as outras, sendo considerado como um fator que ajuda a melhorar a colocação de todas as páginas ao mesmo tempo. Outro ponto no que se refere aos links, é o que diz respeito à reputação do seu site, e ficará muito mais fácil de atingir as primeiras páginas do Google no caso dos links do seu site serem colocados também em outros sites, aumentando, desta forma, a sua reputação frente ao seu mercado de atuação.
Dica 10: Conteúdo
O mais importante no que diz respeito às técnicas SEO é que cada página do seu site apresente o melhor conteúdo possível, considerando todas as dicas que já foram expostas até aqui e levando em conta que, no fim das contas, o que mais importa é que os visitantes do seu site gostem daquilo que estão lendo, para que, assim, possam indicar o seu site mais vezes e aumente a chance de ele que esteja colocado na primeira página do Google através da otimização de sites.