A partir do boom das redes sociais no Brasil, nem mesmo o Orkut havia feito tanto sucesso como o Facebook. Atualmente, há 78 milhões de usuários da rede social apenas no Brasil, conforme os dados divulgados em 2013 pela própria empresa e este número cresce a cada dia.
Conquistando todas as faixas etárias, estando presente em todas as classes sociais e funcionando como um canal de comunicação entre a sua empresa e o seu cliente, o Facebook oferece inúmeras vantagens àquela empresa que o sabe utilizar.
A seguir, apresentaremos dez dicas simples para fazer com a que a página no Facebook da sua empresa consiga atingir o sucesso.
Dica 1: Estabeleça objetivos
Não adianta inserir a sua empresa no Facebook se você não souber exatamente o que espera da utilização dele. Pode ser considerado indispensável que uma empresa do século XXI esteja na rede social mais utilizada do mundo, mas é necessário que esteja muito claro quais são os objetivos e as metas propostas pela sua empresa ao utilizar esta ferramenta de comunicação.
Dica 2: Conteúdo de qualidade
Ao estar no Facebook, o usuário é bombardeado com centenas de informações quase ao mesmo tempo, então, para ele continuar acompanhando a sua página, faz-se fundamental que ela gere conteúdo de qualidade, que vá de encontro ao que ele espera, e que consiga, principalmente, se diferenciar e se destacar frente a todas as comunicação que ele vê diariamente.
Dica 3: Publique regularmente, mas não peque pelo excesso
Três publicações por dia já representa uma excelente quantidade de publicações. Evite publicar mais do que isso para não saturar as pessoas com a sua comunicação, a menos que este seja o seu objetivo.
Dica 4: Responda as mensagens e publicações no mural
Esta dica varia conforme a quantidade de pessoas enviam mensagem ou publicam no mural da sua página, mas, ao enviar uma mensagem para a página, a pessoa sempre aguardará uma resposta, então, nada melhor do que utilizar o Facebook para estreitar o relacionamento com cada cliente ou prospect.
Dica 5: Foco nas pessoas
Publicações que só divulguem determinado produto ou promoção da sua empresa podem ser vistas como uma tentativa de forçar a barra na comunicação com o fã da página. Muitas vezes, uma mensagem edificante de bom dia, por exemplo, pode ser mais útil para desenvolver o relacionamento da sua empresa para com o curtidor. Então, sempre tenha em mente que a geração de conteúdo em uma página no Facebook nunca deve parecer um catálogo dos seus produtos, ou mesmo uma extensão da sua comunicação publicitária, mas sim, que o seu foco deverá sempre estar nas pessoas que receberão aquela mensagem.
Dica 6: Gestão de crise
Mais cedo ou mais tarde vai aparecer uma pessoa criticando muito a sua empresa e afirmando para todas as pessoas em sua rede de contatos que a sua empresa é a pior de todas. Não se assuste, isso faz parte do chamado “maravilhoso mundo dos comentários na internet”. O importante é que a sua empresa saiba gerenciar a crise, seja simplesmente ignorando a crítica ou respondendo com uma solução de imediato. Ainda mais importante, é que não se permita que um ou vários comentários negativos à sua marca atrapalhem nos seus planos de marketing para a rede social.
Dica 7: Saiba utilizar todos os recursos
Conheça tudo o que o Facebook oferece para a administração da página e saiba utilizar todos os recursos. Por exemplo, para divulgar um coquetel de lançamento de algum produto, seria recomendável que se criasse um evento. Já para realizar algum sorteio, você pode optar por utilizar um aplicativo, entre outros recursos que podem ser utilizados para melhorar a experiência do usuário ao acessar a sua página.
Dica 8: Cronograma de publicações
Tendo em mente que o horário de pico da utilização do Facebook se dá entre 19h e 21h, destacando-se também às 11h, tenha um cronograma de publicações que envolvam estes horários, mas não somente. Publique em horários variados até para que se consiga atingir pessoas diferentes em horários diferentes. Outra questão do cronograma das publicações é que pode ser interessantes se você tiver no mínimo um planejamento de publicações a cada semana, sejam imagens, vídeos, links, perguntas e etc.
Dica 9: Divulgue a página em todos os outros meios possíveis
É fundamental que o seu site tenha um link que leve ao Facebook. Além disso, se a sua empresa utiliza as outras redes sociais, pode se proveitoso divulgá-lo através delas. Dentro do próprio Facebook, há diversas formas de divulgar a sua página, seja na compra de anúncios ou na divulgação em grupos, o importante é que a página seja amplamente divulgada e difundida, para que consiga atingir a um número cada vez mais alto de pessoas.
Dica 10: Avalie os resultados
O Facebook oferece dezenas de métricas que permitem que você saiba exatamente quais publicações foram mais aceitas pelos usuários, como é o perfil dos seus curtidores, qual é o alcance total da sua página, quantas pessoas clicaram em seus links ou publicações e muitos outros números que são excelentes para que se consiga fazer uma análise detalhada de todos os resultados obtidos.