O comércio eletrônico vem demonstrando um grande crescimento nos últimos tempos, principalmente nas datas sazonais do calendário brasileiro, o mês de junho está se aproximando e com ele o Dia dos Namorados, que já é considerado uma data importante tanto para o comércio tradicional quanto para o comercio eletrônico. Você empreendedor provavelmente deve estar se questionando se vale a pena investir no dia dos namorados?
Quando paramos para analisar, podemos ver que a data está em constante crescimento e superando expectativas. No ano de 2014, era estimado um aumento de 20% no e-commerce e foi realizado 38%, ou seja, acima da estimativa, o contrário ocorreu nas lojas físicas, onde a estimativa era de 1% e existiu a venda de 0,5%. Conforme dados do próprio Google o consumidor mais interessado pela data é casado, classe média e do sexo masculino, 80% deles fazem a busca do Google diariamente.
Depois de observar e analisar o comportamento do e-commerce nesta data, podemos confirmar que o aumento do faturamento se deve também ao investimento do segmento em campanhas que estimulam a compra de presentes. Podemos ver, que o investimento das lojas online são: a criação de hotsites, seleção de produtos promoções e concessões de benefícios como, por exemplo, frete grátis, entre outros.
As estratégias citadas acima são apenas mais algumas das vantagens do e-commerce em relação a uma loja física, já que o investimento para montar uma estratégia de vendas que seja um verdadeiro sucesso e chame a atenção do consumidor, é menor do que do que a de uma loja de shopping, por exemplo, e a maior parte das vezes, atinge um publico bem maior. Uma campanha bem planejada vai aumentar seu número de vendas e assim seu faturamento.
Por isso, podemos confirmar com toda certeza, que vale mesmo à pena investir em todas as datas comemorativas em que o consumidor tem costume de presentear. O Natal e o dia das Mães continuam sendo as principais comemorações que mais movimentam o e-commerce, mas se você tiver uma empresa de Marketing como a Spiner para pensar nas melhores estratégias para sua empresa, você empreendedor pode sim lucrar também em outras datas comemorativas “secundárias”.