Storytelling é o ato de contar histórias de forma eficiente, usando artifícios para deixá-la interessante, atrativa e compreensível para quem a ouve, lê ou vê. No Marketing Digital, este recurso encontra um terreno fértil, já que através das redes sociais, dos textos e do audiovisual é possível contar histórias poderosamente persuasivas que fazem o seu público se identificar ainda mais com a sua marca.
Contar uma história ajuda a estreitar as relações entre a marca e o seu público. São através das histórias que o consumidor conseguirá traçar pontos de identificação com os valores da empresa, por isso, saber dominar o poder das narrativas é uma capacidade muito forte no Marketing.
Por isso, neste texto, listamos 5 coisas que você precisa saber sobre storytelling, para aproveitar da melhor forma este recurso tão necessário para comunicar-se com o seu público. Confira!
O que você precisa saber sobre storytelling para cativar sua audiência
Quando a marca apresenta o seu produto através de uma narrativa interessante, o seu público se sente muito mais conectado com as ideias da empresa e engajado a agir, seja comprando, compartilhando o conteúdo ou recomendando aos amigos.
As histórias têm um forte poder de exemplificar, traduzir valores e emoções, por isso, conecta e atrai tanto as pessoas. Por isso, é um instrumento amplamente usado no Marketing Digital atualmente em vários formatos. A seguir vamos mostrar como você pode utilizar as narrativas a favor da sua empresa para atrair e fidelizar seus clientes.
Uma boa narrativa é a soma de vários elementos
Para ter uma boa história é preciso alguns fatores que a tornam interessante e verossímil. Toda narrativa precisa de um personagem, com o qual o público vai se identificar e viver aquela história. Ele precisa estar em um ambiente e viver um conflito que precisa ser resolvido até o final do enredo.
No Marketing Digital, as histórias precisam ser visuais, com diálogos verossímeis para que despertem emoções que levem à ação de compra. Para isso, as narrativas não podem apenas ser sobre o ponto de vista da marcas, mas precisam trazer o público para dentro da história. E para isso, é necessário conhecê-lo.
Você precisa conhecer bem seu público para contar uma boa história
Para cativar a sua audiência você precisa saber com quem está falando. Conhecer bem o seu público-alvo é o básico para criar histórias no Marketing Digital que seja clara e personalizada.
É preciso alinhar o seu vocabulário a uma linguagem que seja compreensível à sua audiência e, além disso, desenvolver personagens que representem bem as dores e os desejos do seu público-alvo. Os desafios da sua história devem contemplar os desafios também vividos pela sua audiência.
Além disso, o formato de como a história será contada também é muito relevante para a efetividade da sua comunicação. Ela precisa estar bem adaptada ao meio em que se irá comunicar. Vamos falar disso no próximo tópico.
Você pode aplicar o storytelling de inúmeras formas no Marketing Digital
O storytelling pode ser aplicado em vários formatos na sua estratégia de Marketing Digital: em vídeos através das redes sociais, em legendas de fotos nas redes, através de um texto no blog da sua empresa, no e-mail marketing, na landing page do site e até durante a explanação ao vivo em um webinar. Ou seja, boas histórias podem aparecer em todo lugar.
Contudo, é necessário ter estratégias claras e saber quais ações você quer despertar em seu público. Por isso, saber reconhecer as emoções ou gatilhos mentais, que você quer mostrar com a sua história, pode ajudar muito na sua estratégia de Marketing Digital.
Contar histórias ajuda a engajar o público de forma emocional
As narrativas têm o poder de aproximar o contato entre a marca e o público de forma emocional. Ao ouvir uma história, o ouvinte se sente mais próximo do interlocutor e isso lhe desperta algumas reações emocionais. Ele é levado a transformar aquela história em uma ideia, baseada em sua própria vivência. Além disso, ele se sente muito mais propenso a interagir com o interlocutor, comentando a postagem ou compartilhando para os amigos.
E outra vantagem das histórias no marketing digital, é de que há mais chances do público assimilar por mais tempo algo que é contado com uma narrativa, pois o cérebro libera dopamina no sistema neurológico, quando é proposto uma experiência carregada de emoções. Por isso, o cérebro registra este evento de forma mais marcante.
Histórias geram ação
Histórias ajudam a mudar comportamentos. Se a técnica do storytelling for desenvolvida de forma planejada e estratégica é possível ter um forte engajamento nos seus canais, gerando vendas e negociações. Contar histórias da sua marca ou, ainda, histórias reais de seus consumidores, de forma cativante, pode incentivar outras pessoas a se decidirem pelo seu produto e, inclusive, a admirarem mais o seu trabalho.
Ver historias de pessoas que tomaram uma determinada ação, impulsionam as pessoas a agirem diante de seus próprios desafios. Por exemplo, se a sua empresa compartilha o depoimento de um cliente que estava em uma situação difícil, mas que ao passar por esse desafio, resolveu contratar um serviço da sua marca, que o ajudou e o fez superar esta dificuldade, outras pessoas que estão passando pela mesma situação se sentem compelidas a buscar sua ajuda para este problema.
Entendeu como o storytelling pode transformar a comunicação da sua marca com o seu público? Então, que tal começar hoje mesmo a aplicar estes conceitos no Marketing Digital da sua empresa?! A Agência Spiner possui profissionais que sabem contar boas histórias e entender a essência do público-alvo de empresas de variadas áreas. Por isso, se você quer melhorar a narrativa da sua empresa, fale conosco e conheça os nossos serviços.