O Marketing de conteúdo já faz parte do dia-a-dia de todo mundo que usa a internet. É através dele, que várias empresas atingem resultados lucrativos, usando o Inbound Marketing para atrair e fidelizar clientes. Através das estratégias de Marketing de Conteúdo é possível fazer com que consumidores percorram jornada de compra e, assim, a tão sonhada venda seja feita.
Assim, vamos mostrar a seguir, algumas estratégias próprias do Marketing de Conteúdo para que você coloque em prática na sua empresa e comece hoje mesmo a gerar resultados para a sua marca. Confira!
O que são estratégias de Marketing de Conteúdo
O marketing de conteúdo, como o próprio nome diz, são ações voltadas para o marketing com o foco em informar e motivar o futuro cliente com conteúdos relevantes e interessantes para a sua necessidade.
É uma maneira efetiva de gerar valor e uma percepção positiva em sua audiência e, dessa maneira, aumentar sua possibilidade de negócios. O Marketing de Conteúdo visa educar o consumidor, fazendo-o compreender suas necessidades de compra e fazê-lo desejar o produto ou serviço certo para atendê-lo da melhor forma.
As principais vantagens do Marketing de Conteúdo
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Geração de Leads
Quando você se dedica a criar conteúdos que sejam relevantes ao seu público e que responda seus questionamentos e ajude a identificar problemas, isso criará um interesse genuíno por sua marca.
Este interesse pode ser canalizado em estratégias para gerar leads, ou seja, contatos valiosos, como e-mail ou telefone de pessoas que já se interessam pelo tipo de produto ou serviço que você tem a oferecer. Estas pessoas entregarão seu contato, mediante a aquisição de um produto gratuito com alto valor informativo que pode sanar ou identificar um problema simples do seu dia-a-dia. Falaremos detalhes disso durante o texto.
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Autoridade
As estratégias de marketing de conteúdo também possuem a vantagem de criar autoridade da marca no seu setor. Fornecer boas informações ao seu público, ajuda a gerar uma imagem de confiabilidade que cria novas oportunidades de negócio e, também, fideliza o novo cliente.
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Fidelização
O custo de um cliente fidelizado é 5 vezes mais barato que a aquisição de novos consumidores, segundo dados da Invesp. Ou seja, o foco da sua empresa não pode ser em apenas fazer a venda, mas também, em manter seus clientes engajados com sua marca.
As estratégias de Marketing de Conteúdo tem um grande papel nisso, pois ao criar conteúdos interessantes, seu público se sente motivado a continuar acompanhando a marca nas redes sociais, newsletter ou blog e estará pronto para consumir suas novas ofertas de produtos ou serviços e também indicá-los a outros consumidores, por ter tido uma experiência positiva com a marca.
Algumas estratégias de sucesso no Marketing de Conteúdo
A seguir vamos mostrar para você, algumas estratégias de Marketing de Conteúdo para que você tenha sucesso no relacionamento com os seus futuros clientes. Confira!
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Criação de eBooks sobre assuntos importantes para o seu lead
Uma das maneiras mais prática de gerar novos leads é construindo uma landing page, ou seja, uma página voltada para a captura de contatos, divulgando gratuitamente um e-book com assuntos importantes do seu setor.
Este e-book precisa ser atrativo, portanto, precisa oferecer uma solução prática para um problema do lead, que ele possa resolver de forma autônoma em um primeiro momento ou que, possa ajudar a guiá-lo a uma solução especializada (que poderá ser um serviço oferecido pela sua empresa).
A ideia é despertar o interesse para que este público continue a seguir a jornada de compra, informando-o sobre suas necessidades e oferecendo soluções adequadas para os seus problemas.
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Invista em produção de conteúdo para Blog
O blog é um poderoso instrumento para gerar visita em seu site e que não pode, de maneira alguma, ser negligenciado. Bons textos atraem visitantes engajados para a compra e, são ótimas ferramentas para campanhas com Google Ads e, também, ajudam a alimentar as redes sociais com conteúdos que conduzem diretamente para soluções encontradas no seu site.
Portanto, se você quer ter um site que gera resultados, ter um blog com textos atrativos é uma ferramenta imprescindível.
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Conteúdo para as Redes Sociais
Alimentar as redes sociais com um conteúdo que motive sua audiência, ajude a reconhecer problemas e resolver pequenas questões do dia-a-dia em relação ao seu setor é um dos principais passos para engajá-la a comprar seus produtos ou serviços.
Crie conteúdos atrativos, que despertem desejo de compra e envolva-os em um senso de comunidade em relação à sua marca. Estas atitudes criarão um ambiente seguro para a compra e a fidelização destas pessoas em relação à sua empresa.
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Aposte em conteúdos de vídeo
Os vídeos com certeza estão em alta entre as estratégias de Marketing de Conteúdo. Há diversos formatos que é possível ser explorado para sua empresa ter o melhor desempenho com a sua audiência. Vamos mostrar alguns deles:
Webinars: são espécies de “palestras online” ao vivo, em que o interlocutor explica por um ou mais dias sobre um assunto importante para a audiência, com o intuito de gerar leads e, após a explanação, vender um produto ou serviço relacionado à aquele assunto explanado. Precisa ser um assunto interessante e rico em informações para motivar a participação dos envolvidos.
Vídeos para YouTube: as empresas têm descoberto o grande potencial do Youtube para a produção de conteúdos que criam comunidades realmente engajadas com a marca. Esta plataforma permite a criação de vídeos com assuntos mais densos e bem explicados, por isso, aproveite bem o seu potencial, pois seu mecanismo de busca está diretamente associado ao Google.
Vídeos para Redes Sociais: as redes sociais como Instagram, Facebook, LinkedIn estão cada vez mais interessadas na propagação de seus conteúdos em vídeo. Cada plataforma possui um formato diferenciado em relação a dimensões e linguagens apropriadas (stories, IGTV, Reels, Facebook Watch, etc.), o que aumenta ainda mais as possibilidades para soltar a imaginação e usar a criatividade para fazer conteúdos que dialoguem com a sua audiência.
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Disparo de Newsletters
O e-mail, apesar de ser uma antiga forma de contato na internet, continua mais vivo do que nunca e atualizado, sendo hoje uma poderosa ferramenta do marketing de conteúdo.
Muitas empresas oferecem aos visitantes do seu site a possibilidade de se cadastrar para receber novidades sobre o setor direto em seu e-mail. Esta estratégia é ótima para mantê-los em contato com a sua marca e, guiá-los a soluções interessantes de compra.
Gostou das nossas dicas de estratégias de Marketing de Conteúdo? Se você quer aplicá-las em sua empresa com facilidade e profissionalismo, a Agência Spiner pode te ajudar. Contate-nos e saiba nossas soluções para levar sua empresa aos melhores resultados!