A Black Friday está chegando e as empresas já estão começando todo o planejamento para suas vendas. Este ano a data irá cair no dia 27/11, e até lá, é preciso preparar o cliente usando as estratégias certas para despertar o desejo de consumo do seu público-alvo. A sua marca já está preparando ações de Marketing Digital para a Black Friday?
Se a sua empresa ainda não começou os preparativos para esta data, nós vamos te ajudar. O artigo a seguir, contém 5 estratégias infalíveis de Marketing Digital para que a sua marca tenha sucesso em vendas neste ano. Vamos lá?
Por que devo preparar o meu Marketing Digital para a Black Friday?
A tradição da Black Friday teve seu início nos Estados Unidos, no final dos anos 90. Eles chamavam assim a data da sexta-feira posterior ao feriado de Ação de Graças, momento em que o comércio iniciava seu ciclo de compras para o Natal. A partir deste período, as lojas abrem mais cedo e oferecem descontos especiais para atrair mais clientes. Alguns destes comércios ofereciam até ofertas mais rentáveis do que nas datas próximas do Natal, o que atraía consumidores para a porta dos estabelecimentos para aguardarem a abertura das lojas.
Desta forma, alguns países também incluíram esta prática, inclusive o Brasil, que em 2010, iniciou suas primeiras ações, inicialmente de forma on-line, e tiveram ótimos resultados. Atualmente, segundo dados da Ebit|Nielsen, a Black Friday brasileira rendeu R$ 3,2 bilhões ao varejo, número 23,6% maior que o período do ano anterior, que fechou em R$ 2,6 bilhões em 2018.
E o Marketing Digital para a Black Friday, tem um papel primordial para preparar o público e despertar o interesse de compra. 82% das pessoas adquirem seus produtos de forma on-line nesta data, segundo pesquisa feita pelo Google em 2018. Atualmente, em razão da pandemia, a expectativa é de que esse número aumente ainda mais.
Por isso, a seguir, veremos 5 estratégias para que o seu Marketing Digital para a Black Friday seja ainda mais eficiente este ano.
Conheça 5 estratégias infalíveis para a Black Friday 2020
Defina um cronograma de publicações
Após definir quais produtos ou serviços entrarão em promoção, é hora de fazer o planejamento de Marketing Digital para a Black Friday. Para isso defina os canais que serão utilizados para as divulgações (redes sociais, blog, e-mail marketing, etc.) e, a partir disso, faça um cronograma de publicações, apontando cada etapa do projeto (quais serão as peças publicitárias, quando serão veiculadas, quanto será o tempo de execução). Desta forma fica muito mais fácil para que toda a equipe envolvida se organize e atenda aos prazos estipulados.
Planeje seu orçamento para mídias pagas
No seu planejamento também deve constar seus investimentos em mídias pagas: impulsionamentos de anúncios em redes sociais, campanhas com influenciadores, entre outros. Todos estes investimentos precisam ser organizados previamente, e também deve ser calculado qual o Retorno Sobre Investimento (ROI) esperado para a campanha.
São vários os investimentos em canais que podem ser feitos na Black Friday: Facebook Ads, Google Ads, Instagram Ads, YouTube. O interessante é que você escolha mídias das quais o seu público-alvo esteja presente e se engaje mais.
Prepare a navegação do seu site e o suporte
Como a Black Friday é uma data tradicional para o consumo on-line, o seu site precisa estar preparado para o aumento no número de acessos. Por isso, procure deixar as informações principais sobre os produtos ofertados de forma muito clara e, também, use fotos atrativas para chamar atenção e informar os consumidores visualmente.
Também é importante facilitar ao máximo a navegação do seu site, deixando-o responsivo. Um site que demora mais que 3 segundos para carregar, por exemplo, pode espantar possíveis clientes, que irão em busca de um site mais leve.
Outro detalhe importante é reforçar a equipe de suporte e atendimento dos seus canais de comunicação, sejam eles no site (chat on-line) ou nas redes sociais para que o seu público possa entrar em contato com a marca e tirar suas dúvidas sobre um produto ou serviço que queiram consumir.
Crie uma landing Page específica para a Black Friday
Criar uma página exclusiva para a Black Friday é uma ótima maneira para conduzir o seu público à compra. As landing pages são perfeitas para esta função, pois possuem elementos que informam sobre o produto ou serviço oferecido, mostra suas vantagens em adquiri-lo e os descontos ofertados, alimenta a sua confiança com depoimentos de clientes e possui uma chamada atrativa para ação de compra. Pensar previamente em uma landing page específica para a Black Friday pode criar ótimas oportunidades de negócios para sua marca.
Faça descontos verdadeiros
Quando a tradição da Black Friday chegou ao Brasil, apesar de ser aceita com muito otimismo por comerciantes e consumidores, rapidamente foi motivo de piada, pois algumas empresas, usando de má fé, não ofereciam descontos reais. “Black Fraude” ou “vendendo pela metade do dobro” comumente são expressões que aparecem nesta época, por conta destas práticas antiéticas que praticadas. Assim, é importante que a sua marca ofereça descontos reais dos seus produtos. Além de anular essas palavras nas campanhas de ADS.
Lembrando que há sites que monitoram preços de produtos ao longo dos meses. Por isso, consumidores mais informados podem consultá-los para ver as alterações e descobrir se a oferta é real.
Para ter sucesso nas suas estratégias de Marketing Digital para a Black Friday, é importante contar com o apoio de profissionais capacitados que conhecem bem as ferramentas da internet. Assim, o papel da agência de Marketing Digital é muito importante, principalmente neste ano de incertezas no mercado por conta da pandemia. Por isso, conte com Agência Spiner: temos uma equipe especializada em estratégias para redes sociais, captação e conversão de leads, Google Ads e muito mais. Converse conosco e saiba como podemos ajudar a sua empresa a vender mais neste final de ano.