O Marketing Digital é uma área de conhecimento vasto que possui diversas opções de canais e ferramentas para aplicar estratégias. Uma das ferramentas mais utilizadas é o e-mail marketing. Através de uma boa estratégia de automação de e-mails, é possível divulgar seus produtos e serviços, além de ter um contato mais próximo com o seu futuro cliente.
Confira neste texto 5 motivos que vão te convencer a adotar agora a automação de e-mails como um dos processos mais importantes para o Marketing Digital da sua empresa.
Como funciona a automação de emails?
A estratégia de automação de emails funciona com base na criação e nutrição de leads visando que eles adquiram os seus serviços ou produtos futuramente. Os leads são pessoas interessadas em conteúdos ou novidades oferecidos por sua empresa.
Através deste cadastro, esta pessoa automaticamente entra para sua lista de disparo de e-mails, configurados pela equipe de marketing. O conteúdo destes correios eletrônicos precisa respeitar a jornada de compra do cliente, ou seja, qual o momento que este lead está em relação ao conhecimento e interesse em seu produto ou serviço e, também, precisa ser atrativo para despertar o desejo de interação e de compra.
Este fluxo de e-mails é disparado de forma automatizada, assim, o tempo da sua equipe de marketing será otimizado. Além disso, os seus resultados serão melhores, pois as campanhas de automatização de e-mail marketing possuem ótima taxa de abertura (mais de 75%, segundo pesquisa) em relação aos e-mails não recorrentes, pois são mais personalizados segundo os interesses dos seus leads.
Veja agora com mais detalhes, as principais vantagens em fazer uma campanha de e-mail marketing na sua empresa.
5 principais motivos para implementar a automação de emails
1. Otimização de tempo
Como foi dito anteriormente, a automação de emails possibilita uma grande otimização de tempo. Ao implantar um sistema de e-mail marketing, além de liberar o tempo dos envolvidos no marketing para realizarem outras tarefas, é possível obter dados suficientes para personalizar o envio de suas campanhas e melhorar ainda mais a comunicação com seu público.
Os sistemas automatizados também possuem várias funcionalidades de integração com plataformas de gerenciamentos de projetos e serviços de atendimento (CRM), o que facilita muito mais o acompanhamento dos dados e também a integração da equipe de trabalho.
2. Comunicação personalizada
Ter uma comunicação personalizada é essencial para que qualquer campanha de marketing digital atinja, de fato, seus objetivos. E através do e-mail marketing automatizado isso é possível.
O sistema de automação consegue rastrear o engajamento do cliente em todo o seu conteúdo e criar uma campanha com base nas preferências observadas de cada cliente. Dessa forma, é possível criar um ambiente mais propício para conversões altas e baixa taxa de descadastramentos da lista de e-mails.
3. Nutrir o lead para vendas
Por serem personalizados, os e-mails marketing automatizados são relevantes e oportunos para o leitor, que inclusive, com suas ações podem guiar o funcionamento da plataforma. Quando o lead abre um e-mail e clica em algum link disponível na mensagem, o sistema entende que há um interesse pelo assunto e, assim, passa a guiá-lo para outra série de e-mails, guiando-os em cada estágio da jornada de compra.
Da mesma forma, existem outros tipos de e-mails que são enviados caso o lead não clique em nenhuma das chamadas. Neste caso, outros conteúdos importantes podem ser ofertados até que tenha algum que se encaixe em suas expectativas e desperte maior interesse de seguir a jornada de compra.
Assim, todos os leads, em diferentes estágios do funil de vendas são nutridos com informações relevantes. Assim, você tem acesso a toda mensuração para entender ainda mais o seu público e criar conteúdos cada vez mais relevantes e atrativos.
4. Redução do ciclo de vendas
A automação de e-mails economiza tempo não apenas nas atividades do setor de Marketing, mas também na equipe de vendas. Este tipo de estratégia revolucionou o ciclo de venda. Antes era necessário que o consumidor fosse convencido a comprar através da persuasão da equipe de vendedores. Atualmente os clientes chegam até o atendimento para fechamento da compra muito mais engajados e poucas ou nenhuma objeção é levantada.
Isso acontece, porque através do processo de e-mail marketing o cliente recebe informações relevantes sobre o produto e a marca de forma personalizada e tem a venda concluída de forma simples e rápida.
5. Redução do Custo de Aquisição de Clientes (CAC)
Manter uma operação automatizada de e-mails possui um ótimo custo benefício ao seu negócio. Isso porque, estas plataformas podem gerar materiais diariamente para milhares de leads, alcançando muitas pessoas e aumentando as possibilidades de negócios. Seu caráter personalizado e especializado, faz com que este grande alcance vá, de fato, para pessoas que possam demonstrar interesse pelo seu produto ou serviço. Dessa forma, com um CAC bem reduzido você poderá ter ótimos resultados utilizando corretamente esta ferramenta.
E para desfrutar de todo o potencial que a automação de e-mails pode dar é preciso, também, possuir conhecimentos em estratégia. Se você precisa de ajuda para aplicar o e-mail marketing na sua empresa, entre em contato conosco. Nós da Agência Spiner vamos conduzir todos os passos para o crescimento das suas vendas com estes e outros serviços.