Quando aprendemos sobre Marketing Digital, é comum ficarmos um pouco perdidos em meio a tantas ferramentas: redes sociais, blogs, sites, e-mails entre outras plataformas. E para cada uma destas formas de comunicação na internet existe uma estratégia que otimiza seus resultados. Neste texto vamos focar em uma ferramenta que já está há muito tempo no mundo on-line e muita gente usa: o e-mail marketing. Se a sua empresa está negligenciando esta ferramenta, com certeza está perdendo grandes oportunidades de vendas.
Mas por que sua empresa deveria trabalhar com estratégias de e-mail marketing? Além do e-mail ser uma plataforma altamente difundida para negócios e divulgação de informações importantes e oficiais (quem não tem um e-mail, não é?), nós vamos listar aqui outros motivos para que a sua empresa comece a usar uma estratégia profissional para conseguir vendas, engajamento e relacionamento com os clientes através do correio eletrônico.
5 motivos para desenvolver uma estratégia de E-mail Marketing na sua empresa
Todo mundo tem um e-mail
O e-mail foi uma ferramenta de comunicação na internet que chegou muito antes das redes sociais e já mostrou que veio para ficar. Através dele trocamos contatos de trabalho, acessamos qualquer rede social, recuperamos senhas, preenchemos cadastros entre outras coisas. Ter uma base de dados de e-mail de pessoas interessadas em um produto ou serviço que você oferece (ou seja, leads) é uma oportunidade de criar vínculos diretos com pessoas que podem se tornar futuros clientes da sua empresa.
Você tem a oportunidade de criar um relacionamento “um para um”
O centro das boas práticas do e-mail marketing, é um texto com uma linguagem pessoal, visando a personalização. A pessoa que lê a mensagem precisa sentir que você está se comunicando realmente com ela. Por isso, quando a empresa investe em uma campanha de e-mail marketing profissional, é possível chamar seu lead pelo nome, saber a sua idade, profissão e utilizar-se de outras informações do seu contato que vão tornar aquela informação muito mais rica e chamativa para ele. Criar um relacionamento “um para um” traz um alto índice de engajamento com a sua marca e impede que os seus e-mails sejam classificados como spam.
É possível mandar a mensagem certa para a pessoa certa
Uma campanha de e-mail marketing eficiente tem em vista uma boa segmentação da sua base de leads. Para isso, é preciso entender a necessidade de cada um dos seus contatos e separá-los para que recebam o e-mail certo que vá atrair sua atenção. Por exemplo, se uma pessoa acabou de cadastrar-se na sua lista de leads porque teve interesse em um e-book que a sua empresa desenvolveu gratuitamente sobre um determinado assunto, você já sabe qual é o interesse daquela pessoa e pode mandar e-mail sugerindo conteúdos, serviços que pode ajudá-la a resolver seu problema exatamente na sua área de interesse.
Caso alguém tenha acabado de comprar um de seus produtos, que tal mandar um e-mail com sugestões de ofertas que vão complementar aquela compra feita?
O bom da segmentação dos leads é que esta estratégia permite a organização dos contatos por infinitas informações: interesses, localização, compra efetuada, ticket médio. Se souber organizar seus leads de forma eficiente, você pode obter ótimas oportunidades de negócios a partir do disparo de e-mails.
Parece trabalhoso, mas há ferramentas automatizadas para e-mail marketing
Apesar de parecer um dificultoso trabalho se ater as estratégias corretas de segmentação e comunicação personalizada, com a utilização de ferramentas confiáveis de marketing digital e conhecimento profissional das estratégias é possível ampliar muito sua plataformas de leads de qualidade.
Uma das estratégias de maior sucesso para ampliar cadastro de interesse é utilizar uma Landing Page, oferecendo um produto gratuito. Esta ação já faz com que, automaticamente, aquele contato seja colocado em uma segmentação de acordo com o seu interesse de procura. Outra estratégia de automação muito utilizada é a de enviar e-mails de assuntos direcionados às ações comportamentais do lead. Se ele abriu um determinado correio eletrônico sobre um tema, é sinal que pode ser um assunto pelo qual ele se interesse.
Há um grande controle de métricas
Quando você utiliza este tipo de estratégia profissional, é possível ter acessos a métricas importantíssimas para ampliar o seu leque de possibilidades no Marketing Digital. É possível saber quantos e-mails foram entregues, quantas pessoas abriram de fato o e-mail, quantas e quais pessoas te colocaram como spam e quantos e-mails inválidos há na sua lista. Estas informações são de suma importância para planejar o seu conteúdo na internet e testar a sua audiência para saber quais assuntos são mais interessantes para aqueles que te acompanham e propor serviços e produtos que os agrade.
Você foi convencido de que e-mail marketing é uma estratégia que está gerando lucro para várias empresas? Então saiba mais sobre esse e outros assuntos de Marketing Digital aqui no site da Agência Spiner. E se você ainda não trabalha com esta estratégia e quer começar agora a ter sucesso e maiores oportunidades de negócios através do correio eletrônico, a Spiner possui experiência neste ramo e pode te ajudar nesta nova jornada. Entre em contato conosco e conheça nossos serviços!