O mês de dezembro é o período mais esperado do ano pelo e-commerce. Isso porque o Natal é o momento em que o mercado virtual amplia suas negociações, número de pedidos, acesso às lojas virtuais e seu faturamento.
Se suas vendas não foram muito bem no decorrer do ano, final de ano é o momento de se recupera. E a pouco menos de 23 dias para este evento, deve-se estruturar seu e-commerce para receber os consumidores e vender mais.
Veja algumas dicas para você tirar o máximo de proveito e aumentar suas vendas:
1. Planejamento é fundamental
Planejamento, um simples calendário promocional permite planejar as etapas necessárias para executar as campanhas. Você precisa configurar o calendário promocional, então considere os seguintes aspectos:
- As datas e horários de envio do e-mail maketing;
- Data de incio e finalização de cada promoção;
- Datas que você utilizará os gráficos e banners em seu site;
O calendário pode ser simples, você tem opções de utilizar o impresso ou uma ferramenta online, como por exemplo do Google Calendar. O importante é o planejamento.
2. Passe mensagens claras para o seu consumidor
Facilite o contato com o consumidor que deseja falar com você e comprar em sua loja durante o período de festas – ou eles podem acabar clicando em outro lugar. Seu website deve mostrar claramente os horários de expediente, formas de contato, taxas de entrega (se houver), informações relevantes referentes ao período de festas, assim como última data para entrega antes do Natal.
3. Analise a sua política de trocas, entrega e opções de pagamento adicionais
Após sua análise, você pode reconsiderar algumas políticas para a sua loja em funções dessas datas e desta maneira ser mais competitivo.
Lembre-se que diversas lojas on-line e off-line vão oferecer políticas de troca e devolução mais flexíveis. Entregas com prazos menores também chamam à atenção do consumidor.
4. Considere opções de pagamento adicionais para a sua loja
Se você tradicionalmente só aceita Visa e MasterCard, seria interessante permitir PayPal ou outras formas de pagamentos. Estas opções são fáceis de ativar e pode levar a conversão de visitantes que preferem esses métodos de pagamento.
5. Determinar canais para anunciar
Todos os negócios, independente do tamanho da empresa, precisam escolher seus canais de anúncios de forma estratégica. Se forem muito dispersos só irão comprometer suas campanhas no final. Recomendamos a escolha de alguns canais de publicidade para você decidir onde colocar seu esforço.
- – Blog Posts
- – Email Marketing
- – Google Adwords
- – Facebook Ads
6. Página Inicial (Homepage)
Considere a Homepage sempre importante, é nela que a maior parte dos consumidores chegam e onde muitos se perdem, levando consequentemente ao abandono da sua loja online. Tenha sempre atenção em:
Não inserir pop-ups ou modals;
Coloque dicas para o seu consumidor, não permita que ele se perca em categorias desnecessárias ou em uma página carregada de informações. O “call to action”, ou chamado-à-ação, deve ser simples e efetivo. O conceito de “call to action” é simples e um bom exercício de reflexão: todas as páginas do seu site ou loja online devem possuir um objetivo bem claro. Por exemplo, a página do carrinho tem como objetivo a conclusão da venda, portanto, você deve deixar isso bem claro ao usuário (cores utilizadas nos botões, formatos, tamanhos, etc.);
Essas são algumas dicas da Spiner para que sua empresa aumente as possibilidades de ter um Natal de sucesso comercial para sua loja online. Nesta época, mantenha o foco principalmente em proporcionar um bom atendimento, trabalhar conteúdo relevante para as redes sociais, gerar clientes fiéis através de estratégias de marketing.
Se mesmo com essas dicas, você tiver dúvidas de como melhorar o posicionamento da sua marca, trabalhar conteúdo relevante para as redes sociais a Spiner pode ajudar sua empresa.