Marketing para agências de viagens
Se a economia brasileira está começando a se recuperar da crise e muitas agências de turismo começaram a faturar mais, este ano promete mais lucratividade e crescimento através do Marketing Digital para turismo.
Para sua agência de turismo aproveitar esse momento e sair na frente, faz-se necessário estar por dentro das melhores ferramentas e técnicas de marketing que poderão ser aplicadas tanto online como offline.
Com o crescimento econômico dos países emergentes e o maior poder de compra da classe média, os clientes passam a ser mais exigentes já que podem pagar mais por um pacote de viagens, nesse sentido as agências de turismo precisam apostar no marketing e também no melhor serviço para atrair mais clientes.
20 Dicas quentes para Agências de Turismo
Baseado em pesquisas sobre o perfil dos consumidores no mundo inteiro que procuram agências de turismo na hora de escolher o destino, as empresas atuantes no setor precisam definir algumas estratégias de marketing para ser bem-sucedidas:
– Especializar: claro que oferecer diversas ofertas em um determinado segmento é importante para qualquer negócio, mas acima de tudo você precisa ser especialista em algo, ser conhecido como o melhor. A sua agência de turismo, principalmente se ela estiver na internet, não pode ser generalista, precisa ser especializada em algo.
– Personalizar: o seu serviço precisa ser personalizado e atender cada cliente como único, dando assim a ele o melhor no atendimento desde o primeiro momento. Portanto, você precisa atender seu cliente por diversos meios como internet, chat, telefone e pessoalmente.
– Fazer um repertório com experiência exclusivas: no mundo atual o que conta é a experiência e as pessoas pagam por momentos únicos, sensações jamais sentidas e inesquecíveis. Portanto, partilhe, proporcione e divulgue as experiências de seus clientes.
– Complexidade: proporcione a seus clientes as viagens mais complexas e torne-as fáceis e acessíveis a todo perfil de cliente. Toda sua energia e organização deve estar centrada em viagens complexas, o que poderá garantir o diferencial em relação aos concorrentes.
– Luxo: existem clientes que possuem muito dinheiro e consequentemente pouco tempo. Você deve ser especialista em atender esse segmento e proporcionar uma viagem à medida desse segmento; mas, também não deixar de lado os clientes que possuem menos dinheiro e no entanto mais tempo.
– Esteja presente na Pesquisa do Google: isso garante maior demanda de pessoas interessadas em seus serviços. Milhões de usuários buscam serviços de turismo no Google. Por isso, é importante investir em links patrocinados do Google e estar com o site bem posicionado na busca orgânica.
– Auto-análise: verifique constantemente até que ponto você está acompanhando as mudanças no mercado e fazendo os reajustes necessários.
– Domine o setor em que atua: sempre levante questionamentos e faça avaliação até que ponto apresenta diferencial entre as agências de turismo e onde apresenta diferencial.
– Construa relacionamento com cliente e estabeleça confiança: até onde você é bem visto como uma agência de turismo de confiança? Estabeleça um relacionamento com seus clientes e seja referência.
– Construa reputação: apareça na mídia e seja visível no mercado.
– Tenha um ótimo site: a sua página na internet precisa ser de fácil navegação, bom design, clara, apelativa e segura. E acima de tudo responsiva para seu cliente acessar a partir de qualquer dispositivo.
– Tenha uma extensão de atendimento: seu cliente precisa encontrá-lo em qualquer lado, por isso deixe que o acesse por meio de voice, celular, fixo, skype, WhatsApp, etc.
– Seja ágil: quando o cliente solicita um orçamento e elaboração de um itinerário.
– Presença nas redes sociais: aproveite ao máximo essas ferramentas como Facebook, Google+, Twitter e Linkedin e esteja onde seu cliente está, nas redes sociais.
– Parcerias: estabeleça parcerias que favoreçam seu negócio e que ambas as partes ganham com a mesma.
– Email Marketing: é verdade que muitos clientes preferem atendimento e informações via email, portanto, aprimore essa habilidade e faça também uma lista de email através de captura dos mesmos por meio de landing pages.
– Responda prontamente seus clientes: esteja habilitado para responder e esclarecer prontamente seus clientes.
– Não venda apenas ofertas: alta competitividade e acesso a internet fazem com que as ofertas já não sejam o diferencial, aposte sobretudo no atendimento personalizado, de qualidade e venda experiências.
– Aprenda sempre: não interessa se você já está a décadas no mercado, esteja sempre disposto a aprender mais e adquirir novos conhecimentos.
– Inovação: procure estar sempre atuante no mercado e busque as novidades no setor, pois, muitas agências prendem-se aos moldes antigos que garantiam sucesso no passado. Saiba que os tempos mudaram e o perfil do turista já não é mais o mesmo há muito tempo.
Essas são técnicas de marketing que podem ser aplicadas por agências de turismo e que podem garantir mais rentabilidade ao seu negócio, aproveitando o momento favorável em que estamos.
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