Imagine a internet como um oceano e o seu site apenas como um pequeno aglomerado de água em meio à imensidão do mar que o banhista tem para se refrescar. Analogias à parte, é mais ou menos assim que a internet se apresenta para as empresas que possuem apenas o site como instrumento de comunicação virtual. Torná-lo conhecido, fazer com que as pessoas percebam que naquele canto do oceano o mar refresca mais, não é uma tarefa fácil, e foi pensando nisso, em como fazer com que a sua empresa possa se destacar em meio a tantas outras que estão navegando neste oceano, é que desenvolvemos este artigo.
Use todas as ferramentas disponíveis
O seu site deve funcionar como o ponto de venda da sua empresa na internet, deve constar todas as informações que a sua empresa quer comunicar, apresentar todos os produtos e serviços oferecidos, as promoções, as condições de pagamento, o histórico da empresa e muito mais, no entanto, devem ser usadas as outras ferramentas de comunicação para que se consiga atrair público para o seu ponto de venda.
Redes Sociais: A primeira grande ferramenta que se aconselha que a sua empresa esteja presente são as redes sociais. Com base no seu planejamento de marketing digital, deverão ser escolhidas quais as redes sociais que condizem com a proposta da sua empresa, porém, estar presente em no mínimo duas, é indispensável para uma boa comunicação virtual. Além de estar nelas, deverá ser planejado como a comunicação será realizada através delas. Então, depois de decididas quais as melhores redes sociais para estar, seja Facebook, Twitter, Youtube e etc., deverá ser apontada uma linha editorial, que corresponderá à geração de conteúdo para atrair usuários a ela e, posteriormente, ao seu site.
Google: Há duas formas principais de fazer com que a sua empresa esteja na primeira página do Google, o que pode ser o grande diferencial entre o sucesso ou o fracasso do seu site, são elas: SEO (Search Engine Optimization), que consiste na geração de conteúdo inteligente, tendo em vista as palavras-chave e a estrutura dos textos no seu site; e Google Adwords, que é a compra de anúncios representados em palavras-chave que asseguram que a sua empresa esteja entre as primeiras páginas do mecanismo de busca.
Além das ferramentas virtuais que a sua empresa pode utilizar para divulgar o site, cabe apontar que os materiais gráficos que venham a ser emitidos, como flyers, banners, folders e etc. também deverão apresentar o seu site, na tentativa de que todos os impactados pelas suas comunicações passem a acessar o site para se aproximar ainda mais da sua empresa.
Conteúdo e Funcionalidade
Tenha em mente que o que mais importa para o usuário ao acessar o seu site, é que ele tenha todas as informações que precisa e em questão de segundos. Se ele visitar o seu site uma vez e não encontrar o que busca, pode ter a certeza de que ele irá no site do concorrente até encontrar o que quer, e tudo isso se dá em uma fração menor a um minuto.
Por isso, o seu site deve ser completo, ou seja, apresentar exatamente aquele conteúdo que a pessoa possa querer e, sobretudo, o seu site deve ser funcional, ser de fácil navegação, para que o visitante encontre a informação que busca no menor tempo possível.
Gerar o conteúdo adequado em seu site e nas outras ferramentas de comunicação digital pode ser apontado como o grande segredo para atrair mais pessoas ao seu site, então, invista em profissionais de marketing capacitados para gerar conteúdos inteligentes, apontar estratégias inovadoras e adequadas à comunicação digital da sua empresa e, com isso, tornar o seu site mais conhecido.