O plano de marketing digital é o documento que deve reger a participação da sua empresa na internet. Nele, devem conter todas as estratégias e formas de divulgação na internet, bem como o cronograma e os objetivos de curto, médio e longo prazo.
É tarefa do profissional de marketing elaborar um planejamento de marketing digital, no entanto, com as dicas que daremos a seguir, ficará mais fácil para você entender o que é indispensável para que um plano de marketing digital seja considerado bom e que ele seja eficaz, ou seja, faça com que a pessoa impactada por determinada mensagem da sua empresa adquira o sue produto ou serviço.
Estrutura básica
A seguir, apresentaremos a estrutura básica para se montar um plano de marketing digital, variando muito de agência para agência e, principalmente, de empresa para empresa, podendo ser apresentado apenas como um modelo básico:
Passo 1: Pesquisa – Informação é a alma do negócio
Os profissionais que forem elaborar e redigir o planejamento de marketing digital devem conhecer em primeiro lugar absolutamente tudo sobre a sua empresa, tanto as forças quanto às fraquezas, quanto o histórico e todas as outras informações.
Tendo conhecido tudo sobre a sua empresa, é hora de descobrir como agem e como se comportam os seus consumidores. Através da experiência de profissionais de marketing, que podem realizar o acompanhamento dos seus clientes em seu ponto de venda, ou realizar uma pesquisa com eles a fim de conhecê-los, o profissional conseguirá elaborar um relatório de comportamento do consumidor e, com isso, estabelecer alguns dos processos que deverão regimentar a comunicação virtual.
Após conhecer as pessoas que já são clientes, chega o momento de estudar mais a fundo os prospects da sua empresa. Através de um detalhado processo de segmentação do mercado e utilizando qualquer banco de dados que a sua empresa tenha, o profissional consegue reconhecer padrões e identificar possiblidades no seu público-alvo, que deverão ser utilizados para atraírem conforme o planejamento de marketing digital for se desenvolvendo.
Com a empresa, os clientes e os prospects já bem conhecidos, está na hora de partir para uma análise minuciosa do mercado de atuação da sua empresa. Neste momento, deverão ser realizadas pesquisas de campo e teóricas sobre os seus concorrentes, sobre as oportunidades e ameaças que se projetam para a sua empresa neste mercado e, ainda, a avaliação de cenários benéficos ou não para a sua empresa ao passo em que for começar a atuar com a comunicação na internet.
Passo 2: Introdução – Justificativa, objetivos gerais e metas
Após realizada toda a pesquisa de mercado, chega-se ao momento de definir teoricamente a justificativa do planejamento de marketing digital, em que serão apontados os motivos que a empresa levou em conta na hora de decidir se inserir na internet, ou então, os motivos pelos quais a empresa optou por iniciar uma nova campanha de comunicação digital.
Nesta parte já devem ser apontadas todas as metas e objetivos que o marketing digital deverá ser pautado, para que, logo a seguir, consigam ser apontadas as melhores ferramentas, instrumentos e estratégias de comunicação a serem adotados pela sua empresa.
Passo 3: Planejamento dos Instrumentos de comunicação
Esta é a parte principal do planejamento de marketing digital. É aqui que deverão ser apontadas todas as ferramentas de comunicação virtual que serão utilizadas pela sua empresa para que consiga atingir os objetivos propostos anteriormente.
Nesta parte, também deverão ser destacados os objetivos específicos, que compreendem a cada uma das ferramentas utilizadas, como site, Facebook, Twitter, Youtube, hotsite, e-mail marketing, mobile marketing, entre outras ferramentas de comunicação virtual que melhor se adequem à sua empresa e aos seus objetivos.
Passo 4: GCI: Geração de Conteúdo Inteligente
Tendo definidos os canais de comunicação que irá atuar, caberá agora planejar o conteúdo que deverá ser apresentado em cada um. Aqui, não é o conteúdo inteiro, ou seja, não precisam ir todos os textos que irão no site e muito menos todos os tuites que serão lançados, no entanto, para o Facebook, por exemplo, o plano de marketing não deverá apontar todas as peças a serem divulgadas em determinado período, mas sim, deve conter no mínimo um princípio de linha editorial que deverá ser apresentada na página.
Tão importante quanto gerar conteúdo inteligente, que é entendido aqui como comunicar aquilo que o cliente espera ver, sabendo-se que o planejador já conhece todas as informações sobre ele e sobre os prospects, é saber integrar todas as ferramentas de comunicação virtual para atingir a todos os objetivos propostos.
Este conceito de integração entre as ferramentas pode ser exemplificado com o seguinte cenário: Imagine que você realize uma campanha de sorteio no Facebook, que leva a um hotsite em que o cliente tem de preencher uma ficha e fazer o cadastro para participar. As informações do cliente ficam salvas em seu banco de dados e você decide enviar um e-mail marketing para esse cliente, ou então, se for o caso, enviar uma mensagem no celular. Aí está a geração de conteúdo inteligente entendida além daquilo que o cliente quer ver. Com apenas uma ação (sorteio no Facebook), você fez com que o cliente circulasse por diversas ferramentas virtuais de comunicação da sua empresa, estabelecendo assim, uma maior proximidade no relacionamento para com esse cliente.
Passo 5: Cronograma
Estabelecer prazos e metas é o trabalho de qualquer gestor e isso não pode faltar em um bom planejamento de marketing digital. Um cronograma detalhado, que separe as fases da campanha entre início, meio e fim, apontando o período de duração de cada ferramenta de comunicação, pode ser o balizador para que a empresa atinja as metas propostas a curto, médio ou longo prazo.
Passo 6: Formas de avaliação
No plano de marketing digital, já deve constar como os resultados obtidos ao final da campanha deverão ser avaliados, pautando-se através das métricas propostas pela empresa. No caso de avaliações periódicas curtas, é indispensável que haja relatórios de acompanhamento, já para avaliações periódicas longas, o mais recomendável são formas de avaliação de longo prazo, levando em conta a ferramenta de comunicação e os objetivos específicos apontados para ela.
Com estes seis passos simples, que são indispensáveis para qualquer planejamento de marketing digital, você já consegue ter uma noção maior sobre como funciona o desenvolvimento de um projeto de comunicação.