Com o aumento da tecnologia surge o e-commerce, lojas virtuais que somam cerca de 4% do PIB de varejo e tem um aumento anual superior a 30%.Estratégias de grandes empresas, esse tipo de varejo aumenta as vendas, a popularidade da empresa e consegue atingir virtualmente clientes que pessoalmente não tem o resultado esperado.
Não é tão simples assim abrir um e-commerce, deve-se ter um perfil empreendedor, encaixar as estratégias da empresa física no meio virtual. Uma tarefa um pouco trabalhosa, mas que traz resultados positivos se souber montar corretamente seu empreendimento virtual.
Veja aqui o que você precisa saber antes de montar seu e-commerce:
Montar um plano de negócios
Assim como uma loja física, um e-commerce requer um plano de negócios. Sua principal função é ajudar você a prever despesas que devem surgir futuramente. E para isso você adotar o tamanho correto orçamento para montar o negócio, para quem você vai vender, por quanto, o tamanho da sua margem, as despesas envolvidas e qual expectativa de retorno do seu investimento (ROI), projetados nos cenários de curto, médio e longo prazo.
Para quem não sabe montar um plano de negócios consulte empresas especializadas na área e também o SEBRAE oferece diversos cursos de empreendedorismo.
Entender o e-commerce
Montado o plano de negócios, agora é hora de por seu projeto em prática!
- Procure bem em busca de uma Plataforma de E-Commerce confiável, flexível e que seja do tamanho da sua demanda, assim futuramente não lhe trará problemas.
- Estrutura de produção e logística: Aqui é preciso pensar quanto você espera vender, se você será capaz de produzir, vender e entregar tudo que for solicitado.
- Integração com Back Office ou ERP: Esses softwares auxiliam no momento em que sua loja está crescendo, muitas demandas. Ele controla o estoque, faturamento, contabilidade, entre outras coisas.
- Contratar um Gateway de pagamento: Empresas que intermediam o pagamento entre o seu consumidor e os meios de pagamento (cartões de crédito, boleto, etc.) que você escolher para sua loja. Sua vantagem é trazer mais segurança seu negócio e também tranquilidade para o consumidor.
- Controle de fraude: É preciso contratar serviços de análise de risco e controle de fraudes, ele analisa o comportamento do consumidor e características da compra, cruzando dados, podendo detectar vários processos fraudulentos.
- Empresas de logística de entrega
Loja virtual montada, então é hora de escolher sua estratégia de Marketing
Nessa primeira fase é primordial criar estratégias de Marketing que atinjam o consumidor.
Sustentação da loja virtual
Certifique-se da segurança da plataforma que foi feito seu e-commerce, aposte numa solução e modelo de negócio que atenda ao seu cenário.
Pense Grande
O e-commerce é uma grande novidade no mundo do empreendedorismo, com grandes oportunidades de crescimento é uma boa estratégia, porém arriscada, que pode beneficiar consumidor e empreendedor.
Procure com cautela parcerias, as vantagens que trará para seu negócio são totalmente positivas, e alcance sempre o crescimento!