O e-mail é a segunda maior ferramenta de comunicação digital do mundo, com cerca de 3 bilhões de conta de e-mails no mundo, segundo a empresa de monitoramento de tráfego na web Royal Pingdom.
Com o crescente avanço tecnológico e facilidades para a divulgação de uma campanha, surge o e-mail marketing. Essa ferramenta, que se feita com qualidade, oferece uma alta taxa de retorno. O maior cuidado que deve ter é com o uso indevido, pode trazer várias consequências, como perder dinheiro, clientes e reputação. Para usar o correio eletrônico de maneira correta, é necessário seguir os princípios do marketing inteligente, com atenção e cuidado.
Veja algumas dicas de como ter excelência no e-mail marketing.
Segmente seu mailing: Separe seus clientes, nos perfis demográfico e psicográfico, isso pode demorar um tempo, mas construir uma base de dados sólida aumentará as chances de fidelizar clientes e também um bom retorno na campanha.
Estabeleça periodicidade: Recomenda-se pelo menos um envio de e-mail por semana ou quinzenal, ter uma rotina com o cliente resulta numa familiaridade, ele lembrará sempre de sua empresa. Mantenha o bom senso, se mandar várias mensagens ao dia, certamente resultará num opt out (quando o destinatário pede para que seu nome seja excluído do mailling).
Use títulos chamativos no campo assunto: Para ganhar destaque em meio às dezenas de e-mails recebidos diariamente, é necessário criar frases chamativas, para o cliente visualizar a mensagem imediatamente.
Escolha bem as landing pages: Landing pages são páginas para onde as pessoas são direcionadas após clicar num link do email, com o objetivo de obter mais informações. Essas páginas precisam cumprir com sua finalidade de informar, por isso sempre confira se os links estão funcionando corretamente. Landing Pages que não têm nexo com a newsletter além de causar a perda da confiança do cliente também ficam incoerentes junto ao texto. Use-a para carregar algum arquivo pesado, isso redirecionará o cliente de uma melhor forma.
Atente-se aos spams: Tome cuidado com as palavras citadas, às vezes são ranqueadas e direcionadas para o Spam do e-mail. Faça um teste antes de disparar os e-mails.
Avalie os resultados: Com programas de gerenciamento de emails, é possível saber quem recebeu a mensagem, quem abriu, em quais notícias clicou, se houve conversões, etc. Com várias ferramentas, os dados são transformados em informações e assim conduzirá a próximas campanhas, são informações valiosas para a empresa.