A forma que mais explica: Lead é alguém que forneceu suas informações de contato (nome, email, telefone) em troca de uma oferta de valor no seu site (conteúdo, ferramenta, avaliação, pedidos sobre produto, serviço). Entende-se que o Lead é uma oportunidade de negócio para sua empresa.
Assim, um Lead é alguém que demonstrou interesse no segmento do seu negócio e que provavelmente gostaria de mais informações, tanto em termos de conhecimento quanto em ofertas de produtos e serviços. O Lead é também alguém que poderia ser abordado por um membro da equipe comercial, desde que seja o momento certo para isso.
A geração de lead é o resultado de uma landing page bem criada. Ou seja, se você atrair um usuário para uma página e nela você convencer de que ele precisa entrar em contato com você, já é um grande passo para que futuramente, aquela pessoa se torne um cliente.
Lembrando que a pessoa se torna um lead apenas quando você passa alguma informação para o cliente, ter somente o e-mail quer dizer que você tem um contato.
Qual a importância dos Leads?
Muitas empresas estão começando a usar a venda de leads como uma forma de otimizar suas campanhas no Google. Você não está contratando a empresa para fazer algo para você, você está contratando ela para que esta lhe passe leads. Essa ferramenta trouxe uma facilidade no marketing digital, ao invés de pagar por uma empresa que lhe ajude atrair clientes, você paga diretamente pelos clientes que vai receber.
Na maioria das vezes o valor é pago em pacote ou individual, você compra 100 leads por um valor X e/ou paga por cada lead gerado. O valor por lead é relativo ao mercado, técnicas utilizadas, qualificação do mesmo e etc. O custo desse investimento pode começar em R$10 ou R$20 e não tem um limite, perfeito para empresas que estão estreando no mercado.
Os resultados são bem lucrativos, se você pagar R$100 para conseguir o contato de uma pessoa que vai lhe render um lucro de R$110, você ainda está na vantagem.
Sempre invista no que vale a pena, o Lead comprova isso.