Chargeback é a reversão de uma transação feita com cartão de crédito.
Situações que ocorre:
- Cliente não reconhece a transação;
- Cliente não recebeu o produto/serviço após o prazo estipulado;
- Produto/serviço entregue não apresenta a qualidade, modelo, cor, tamanho, funcionamento prometido na compra.
Ou seja, quando o cliente efetua a compra, mas não é debitado nenhum valor da conta referente.
Essa ação é uma grande causa das lojas virtuais fecharem, os números são assustadores e assim o lojista sempre corre algum risco, já que nenhuma administradora de cartão de crédito garante transação nas vendas online.
Este posicionamento põe o vendedor a todo tipo de golpes que vão desde a fraude com cartões de crédito roubados/clonados até a má fé de alguns usuários que simplesmente alegam não reconhecer compras legítimas. É um verdadeiro perigo que pode levar uma loja virtual a falência.
É difícil assinar o contrato de credenciamento de uma administradora de cartão de crédito, pois as cláusulas são leoninas e em muitos casos totalmente subjetivas. Nas entrelinhas diz que as administradoras têm todos os direitos e os lojistas arcam com todas as obrigações. Além disso, são criados aditivos e novas regras que beneficiam exclusivamente as administradoras deixando em situação cada vez mais fragilizada o lojista.
Consequências: Além do não recebimento pelas vendas efetuadas, o lojista ainda pode ser surpreendido pela situação de passar da posição de lesado para a de devedor da administradora.
Mas como resolver esse problema?Já que 60% das vendas são feitas com cartão de crédito, a exclusão dessa opção de compra decresceria as compras.
A utilização de uma ferramenta de análise de risco ou então a utilização de um facilitador de pagamento que garanta as vendas aprovadas como o PagSeguro UOL ou Bcash (antigo Pagamento Digital). Nas duas ferramentas haverá um custo a mais, porém você tem a garantia do recebimento e segurança na sua loja digital.