Com os testes a/b é possível medir o tráfego de uma determinada página em duas versões: a original e a “variante”.
A “variante” é a página em que você mudará algum elemento para realizar o seu teste.
O software Unbounce, separa o tráfego igualmente para essas duas variantes e analisa qual teve maior sucesso em gerar mais emails para minha lista, que é o principal objetivo dessa página.
Como já era esperado, a página variante, conseguiu aumentar em torno de 10% as conversões (emails capturados) dessa landing Page.
O que testar
Não se recomenda testar mais de um elemento por vez, já que dessa forma não é possível saber qual mudança foi a responsável pelos resultados.
Os itens que mais costumam alterar os resultados de conversão de uma determinada página são:
- Headline (título-destaque) da página
- Call-to-action (botões para conversão)
- Imagens ou vídeos
- Descrições da oferta
- Tamanho e campos do formulário
- Indicadores de confiabilidade (testemunhos, certificados, etc.)
Claro que os testes não se limitam a isso: é possível alterar a posição dos elementos, cores ou mesmo aspectos da própria oferta (15 ou 30 dias de teste gratuito em um software, por exemplo). No entanto, os itens que apresentamos anteriormente são bons pontos de partida.
Por que você precisa realizar os testes A/B?
Os A/B Tests são ferramentas excelentes, pois oferecem um feedback real de mercado, mensurado e com precisão. Não é uma pesquisa simples em que alguém pode responder uma coisa e fazer outra na prática: são fatos consolidados.
Como as diferentes versões são distribuídas aleatoriamente em um mesmo espaço de tempo, não há o risco de um fator externo (como uma palestra ou um eventual link em outro site) influenciar a taxa de conversão.
Tudo isso torna o resultado muito mais confiável.