A Internet com certeza incentivou o crescimento do comércio, afetando todos os varejistas, fazendo com que muitos deles se vissem obrigados a vender online devido ao aumento da concorrência e mudanças no comportamento do consumidor.
Três tendências estão mudando os hábitos de compra de forma radical. Varejistas precisam ficar atentos a essas tendências, para competir no mercado e também não acarretar a exclusão da empresa em sua área.
Confira:
1. Mobile: Já é perceptível que no Brasil os smartphones estão sendo vendidos a preço baixo, como parte de planos pré-pagos. Nos próximos 5 anos, todos os celulares se tornarão smartphones, e em 2020 prevê-se que cada consumidor terá até sete dispositivos com acesso à Internet.
Smartphones: são ferramentas fortes para varejistas, permite pesquisas de preços de qualquer lugar, discussões com amigos e familiares, comparação de produtos e até pagamentos. Por isso, aproveite as novidades e oportunidades oferecidas por essa ferramenta.
2. Local: Uma das inovações trazidas pelo mobile é mostrar ao consumidor as lojas que estão próximas, e que produtos e ofertas são oferecidos naquela localidade. O uso inteligente de informações de estoque, preferências do consumidor e aplicativos de mapas fazem todas essas ações acontecerem.
Os clubes de compras estão evoluindo nessa direção, oferecendo ofertas cada vez mais personalizadas e avisam sobre ofertas que podem ser consumidas ou desfrutadas na hora ou em estabelecimentos próximos.
3. Social: O Comércio é uma atividade social. As pessoas gostam de comprar acompanhadas, recebendo opiniões antes de fechar uma compra. As redes sociais facilitam às pessoas experimentar uma roupa, tirar uma foto de si mesmas e receber críticas e elogios.
O desafio para os varejistas é entender como as redes funcionam, fazendo o “gráfico social” dos consumidores, indo do mais básico – ao oferecer botões de “Curtir” e “+1” no e-commerce –, até o mais complexo, como provadores com câmeras que mandam fotos para os perfis do consumidor.
O Futuro: Essas tendências vão determinar os novos vencedores e perdedores do e-commerce e do varejo como um todo. Sua empresa está pronta para essas mudanças?
A Spiner te ajuda a se encaixar nesse mundo digital, aproveitando as oportunidades de mercado com estratégias de Marketing para Mobile, Local e Social.