Um conteúdo de qualidade pode representar o diferencial entre o sucesso ou o fracasso do site da sua empresa na internet. Com isso em vista, daremos a seguir uma série de dicas simples a serem seguidas, visando criar um conteúdo adequado às suas propostas de marketing digital.
Dica 1: Conheça seu público
Você precisa saber quem são as pessoas que leem os artigos de seu blog ou o conteúdo em seu site. Por isso, é fundamental que se conheça as pessoas e o seu segmento de atuação, a fim de gerar conteúdo adequado à linguagem delas e ao formato que elas preferem receber determinadas mensagens.
Dica 2: Brainstorm
Publicitários e criativos do mundo todo utilizam uma técnica conhecida como Brainstorm (algo como chuva de ideias) para estimular a criatividade e, com isso, selecionar os melhores temas que podem vir a se tornar conteúdo de qualidade. A técnica consiste em anotar ideias sem um julgamento prévio, estimulando a sua criatividade e obtendo ideias para geração de conteúdo.
Dica 3: Concentração
No momento de começar a escrever qualquer coisa, desligue-se de todo o resto e fique concentrado apenas na geração de conteúdo da melhor forma possível. Pode ser uma dica banal, mas é importante sair das redes sociais, desligar a TV, enfim, evitar distrações para que as ideias não se percam e para que cada palavra possa ser bem analisada, afinal, a qualidade do conteúdo de seu site pode ser prejudicada por meros detalhes e é necessário que toda concentração esteja voltada apenas a este objetivo.
Dica 4: Apresente novidades e tendências
As pessoas querem ser surpreendidas, não vão acessar o seu site se forem encontrar o mesmo conteúdo que poderiam encontrar no site de algum concorrente. Nesse sentido, é importante que a geração de conteúdo para o seu site mantenha-se sempre apresentando novidades e tendências do seu mercado.
Dica 5: Conteúdo sobre a empresa
Esta dica diz respeito principalmente ao seu blog. Além de apresentar conteúdos com informações sobre o seu mercado de atuação, é importante que o blog da sua empresa apresente também as novidades sobre ela, como prêmios que tenha recebido, destaques e lançamento de produtos, entre outros.
Dica 6: Pesquisa
É muito importante que você se mantenha em constante atualização com o que tem movimentado o seu mercado de atuação, não apenas na hora de gerar conteúdo, mas também para todas as funções dentro da sua empresa. Para isso, nada melhor do que estar constantemente pesquisando com os melhores do seu segmento.
Dica 7: Textos publicitários não são iguais a artigos
Para cada produto em seu site, deve haver um texto publicitário. Este é desenvolvido de forma a incentivar o seu cliente potencial a comprar o seu produto. Porém, para gerar conteúdo para o seu blog é fundamental que saiba diferenciar este caráter, pois os textos para blog geralmente têm que ser muito mais informativos do que “vendáveis”. É claro que qualquer conteúdo inserido ali deve ter como fundamento implícito a venda de seus produtos ou serviços, no entanto, se o leitor perceber esta intenção a partir do primeiro momento, ele nem vai se dar ao trabalho de ler o conteúdo até o final.
Dica 8: Padrão conceitual
Assim como a sua marca tem um conceito a ser preservado, o seu site também deve seguir este padrão ou, no caso de blog, este padrão conceitual também pode ser entendido como a linha editorial adotada.
Dica 9: Testando a qualidade do conteúdo
Além de mostrar para as pessoas mais próximas, uma boa forma de testar a qualidade de determinado conteúdo que você tenha gerado, é publicá-lo nas redes sociais. Desta forma, além de divulgar aquele conteúdo que já tenha sido gerado, você fará com que as pessoas que acompanham a sua marca nas redes sociais possam dar um feedback sobre a qualidade do mesmo.
Dica 10: Profissionais
Ao contrário de todas as dicas anteriores, que consideravam que você mesmo gere o conteúdo para o seu site, a nossa última dica é para que se você não quiser escrever os seus próprios artigos no blog ou conteúdo para o seu site, você contrate profissionais para isso. Há redatores, blogueiros, escritores, agências de marketing digital, enfim, há um mercado inteiramente aberto de geradores de conteúdo de qualidade e, se for o seu caso, o mais adequado é que você entre em contato com estes profissionais que ficarão responsáveis exclusivamente pela geração de conteúdo para o seu site.