Tudo que diz respeito à comunicação da sua empresa na internet está intrinsecamente ligado ao marketing digital. Nesse sentido, será apresentado a seguir um checklist: contendo as três fases da sua campanha de comunicação virtual, para que você se certifique de não deixar de realizar nenhuma etapa e possa obter os melhores resultados através das práticas de marketing digital.
Antes da Campanha: plano de Marketing Digital
Tudo que vem antes da campanha propriamente dita está relacionado ao planejamento dela. Para se realizar um planejamento de marketing digital, a melhor forma é realizar um documento, chamado “Plano de Marketing Digital”, que vai apresentar em detalhes todas as fases, formas, estratégias, ferramentas, cronogramas e tudo que diga respeito ao desenvolvimento de sua campanha de marketing digital.
Embora varie consideravelmente de um plano de marketing digital para outro, sendo estes ajustados às propostas de cada empresa, todos os planejamentos assemelham-se em alguns aspectos. São divididos principalmente em duas fases: pesquisa/coleta de informações e planejamento de estratégias.
São aspectos que não podem faltar em seu plano de marketing digital:
– Objetivos: gerais e específicos;
– Análise de ambientes: macroambiente digital e microambiente digital;
– Estudo sobre os consumidores: consumidores atuais, prospects e suspects;
– Análise do setor: comunicação digital de concorrentes diretos e indiretos;
– Análise interna: matriz SWOT (Forças, fraquezas, oportunidades e ameaças), e Mix de Marketing (produto, preço, praça e promoção/divulgação)
– Definição das ferramentas: aqui começa a fase do planejamento propriamente dito. As ferramentas dizem se a sua empresa vai utilizar um site, as redes sociais, e-mail marketing, hotsite, entre tantas outras ferramentas de divulgação virtuais disponíveis.
– Definição das estratégias: deve ser planejada uma estratégia para a utilização de cada ferramenta e principalmente, estratégias que visem a integração entre todas as ferramentas digitais utilizadas.
– Cronograma: aponta-se um cronograma para a execução das estratégias.
– Formas e métricas de avaliação: por fim, devem ser estabelecidas formas para comprovar como as ferramentas vêm (ou não) obtendo os resultados esperados e definidos na seção de objetivos.
Durante a Campanha: execução do planejamento
Depois que tudo estiver planejado e as ferramentas de marketing digital estiverem prontas para funcionar, chega o momento de colocar a campanha “na rua”, ou melhor, na internet.
É nesta fase que se executam todas as estratégias. É criado o site, são criados todos os canais nas redes sociais, começa a gerar o conteúdo para elas, o determinado produto é destacado através de hotsite, são realizados os primeiros envios da campanha de e-mail marketing e enfim, todas as ferramentas que você planejou passam a ser executadas nesta fase.
Depois da campanha: mensurando os resultados e apontando perspectivas
Em média, as campanhas de marketing digital têm uma duração de três meses, mas não são raras as empresas que preferem uma campanha maior, de seis meses a até dois anos. Então, em conformidade com o seu cronograma e com as fases de sua campanha, é preciso que haja também um “depois”, ou seja, uma forma de avaliar se todas as suas estratégias que vêm sendo executadas estão ou não correspondendo aos objetivos propostos.
Para mensurar estes resultados, é indispensável a utilização de certas ferramentas como o Google Analytics, para medir o desempenho de seu site, ou mesmo os relatórios gerados pelo Facebook, para apontar os dados relativos ao engajamento que a sua empresa tem gerado nos usuários desta rede social.
Portanto, independente do tempo que você tenha calculado para fazer a primeira análise da campanha, o primordial no pós-campanha é que você consiga obter os dados referentes ao desempenho de suas estratégias, visando apontar os próximos passos para iniciar uma nova campanha de marketing digital, analisando em que pontos a sua empresa obteve êxito e estudando aqueles em que não atingiu os resultados.