PageRank é o sistema de classificação utilizado pelo Google no momento de ranquear as páginas para determinada palavra-chave digitada no mecanismo de busca.
Isso quer dizer: cada vez que realizamos uma busca no Google ocorre este processo chamado PageRank, para que possamos visualizar os links para as palavras-chave na ordem em que vemos.
A página que tiver a melhor “pontuação”, por assim dizer, dentro do sistema de ranqueamento do Google será aquela cujo link a ser apresentado estará no topo para determinada palavra-chave. O segundo link tem a segunda melhor pontuação e assim por diante.
Mas, como funciona o PageRank? Como saber se a sua empresa está pontuando da melhor forma possível, a fim de que consiga se posicionar de forma mais favorável no mecanismo de busca mais acessado do mundo? Estes e outros fatores apresentaremos a seguir para que você possa saber tudo sobre o PageRank.
Como funciona o PageRank
Tendo em vista que todas as páginas indexadas ao Google podem ser acessadas através de determinada palavra-chave, seria impossível o funcionamento do site se ele não tivesse uma forma de organizá-las em uma ordem lógica.
Para solucionar esta questão, Larry Page e Sergey Brin, dois dos principais fundadores do Google, formularam uma combinação complexa entre uma série de algoritmos presentes em cada página, de modo a classificá-los quanto a relevância para determinada palavra-chave.
Nesse sentido, o PageRank funciona combinando estes algoritmos de sua página e comparando-os aos algoritmos das demais páginas, a fim de que possa oferecer uma pesquisa mais adequada ao termo que a pessoa digita no Google.
Dois conceitos básicos sobre PageRank: Links e visitas
Embora haja uma série de conceitos estruturais, programáveis e matemáticos, que no geral são bem complexos de serem assimilados, os conceitos mais simples de se compreender no momento de tentar uma melhor posição no Google trabalhando com o PageRank são: links e visitas.
Quanto mais links externos determinada página apresentar, melhor ela estará colocada. Ou seja, se a sua página for referenciada ou indexada em diversas outras páginas de outros sites do mesmo segmento, o PageRank vai entender que ela oferece as informações mais adequadas para determinada palavra-chave.
Cabe-se dizer que além da quantidade de links, o sistema do Google também leva em conta a qualidade e a relevância do link. Por exemplo, se um site muito pequeno, sem relevância indicar a sua página, o PageRank tratará de forma diferente esta indexação, se comparada a forma como ele vai tratar se um site grande e de grande relevância, como o G1, o Terra ou outros portais, indexar um link para a sua página. Neste contexto, o mais indicado é que a qualidade prevaleça frente a quantidade.
A outra forma básica de ocorrer o PageRank diz respeito as visitas que determinada página tem. É importante compreender que o sistema funciona como uma espécie de eleição, em que aquela página mais votada, ou seja, mais acessada para determinado segmento, apresenta-se como favorita a vencer este ranqueamento do Google.
Para tanto, quanto mais acessos a sua página tiver, maior será a tendência de ela ficar melhor colocada no Google.
Como melhorar o PageRank da sua empresa
Cabe-se esclarecer também que o PageRank não calcula levando em conta o site inteiro, funcionando apenas para as páginas. Isto é, um site pode apresentar uma página que figure entre as primeiras do Google para determinada palavra-chave, ao mesmo tempo em que para outra palavra-chave, o site esteja muito longe do ideal.
Por fim, para melhorar o PageRank da sua empresa é necessário sobretudo um intenso trabalho de marketing digital, seja no que se chama de linkbuilding (que diz respeito aos links que “dão um voto” em sua página como relevante) ou mesmo para aumentar os acessos à determinada página.
Contudo, o acompanhamento de profissionais é sempre o mais indicado para se obter os melhores resultados no que diz respeito ao ranqueamento do Google através da construção de páginas ideais e de estratégias adequadas, para destacarem-se frente ao PageRank da ferramenta de busca mais utilizada do mundo.