Não basta estar nas redes sociais, nem mesmo estar constantemente gerando conteúdo nelas, fornecendo um canal de comunicação para clientes e prospects entrarem em contato com a sua empresa. É preciso entender que elas podem funcionar para muito além daquilo que se pode perceber em um primeiro momento, no sentido da conectividade com o seu público-alvo.
Isto é, as redes sociais permitem que você esteja o tempo todo atento ao que as pessoas falam sobre a sua marca, sobre o seu produto/serviço ou qualquer assunto que diga respeito a sua empresa, mesmo que elas não entrem em contato diretamente com a sua empresa, então você pode utilizá-las como um meio de avaliação.
Com o intuito de lhe ajudar a entender as percepções que clientes e prospects têm sobre a sua marca, mesmo que eles não digam diretamente para a sua empresa, desenvolvemos este artigo que lhe ajudará a entender como as redes sociais podem ser ferramentas para avaliação da percepção que os consumidores têm sobre a sua empresa, visando utilizar as redes sociais como um dos meios para avaliar o desempenho na opinião de consumidores em potencial.
Avaliação direta
Para realizar uma avaliação direta acerca de como os clientes estão percebendo a sua marca nas redes sociais, é muito simples. Basta que você, ou algum colaborador fique responsável por esta função e esteja constantemente acompanhando todas as interações que as pessoas fazem com a sua marca nas redes sociais.
Isto quer dizer que cada comentário que você recebe e cada post novo no Facebook podem trazer informações sobre a percepção de determinado segmento de mercado. Cada publicação no mural de sua página ou mesmo mensagem recebida por ela, também pode apresentar tais informações. No caso do Twitter, cada “reply” ou no caso do Youtube, cada comentário, também pode trazer o mesmo tipo de informação que você, como gestor, pode utilizar para avaliar a percepção do consumidor sobre a sua marca.
Nesse sentido, a avaliação direta diz respeito ao contato direto que as pessoas realizam com a sua marca nas redes sociais, seja a forma de interação qual for.
Avaliação Indireta
Os principais sites de redes sociais permitem que você pesquise determinadas palavras-chave e encontre, desta forma, o que as pessoas estão falando sobre a sua marca.
Seja colocando o nome da sua empresa ou produto nos mecanismos de busca das redes sociais ou qualquer outra informação que você queira descobrir sobre a percepção dos usuários da rede social.
Ou seja, são chamadas de forma indireta aquelas informações que você tem que pesquisar, visando descobrir o que as pessoas estão falando sobre a sua empresa nas redes sociais.
Avaliação através do desempenho da geração de conteúdo
As redes sociais consistem na geração de conteúdo, ou seja, na geração de informações por parte da sua empresa com o objetivo de provocar determinado engajamento ou reação nas pessoas que acompanham a sua marca. Neste contexto, inserem-se as métricas para avaliar o seu desempenho nas redes sociais.
As métricas para avaliar como a sua empresa tem ou não obtido o sucesso através da utilização das redes sociais variam muito. Por exemplo, não é por determinado post ter poucas curtidas no Facebook, que você deve achar que a sua campanha de marketing digital está indo mal.
Porém, fazendo um balanço de diversas publicações no Facebook, você consegue obter dados preciosos que dizem como a sua empresa está atuando nas redes sociais, para que com esta informação, você consiga planejar formas de melhorar o seu desempenho comunicacional.
Portanto, além de todas as vantagens e benefícios que a utilização das redes sociais podem trazer para a sua empresa, elas ainda possibilitam que você se conecte mais com seus consumidores, seja de forma direta, com eles vindo até a sua marca; ou de forma indireta, com a pesquisa sobre o que está sendo dito nas redes sociais a respeito da sua empresa.