O Que é Marketing Digital?
Marketing Digital ou Web Marketing como também é conhecido, é o conjunto da aplicação de técnicas de SEO, o uso de links patrocinados em canais como o Google Adwords de forma planejada e otimizada, além de e-mail marketing, campanhas em mídias sociais e marketing viral, com foco na divulgação de seu site, marca, produtos e/ou serviços.
Estamos vivendo em uma era que os sistemas de busca desempenham papel fundamental no relacionamento da empresa com o consumidor.
>> Marketing Digital – SEO
O SEO é a otimização de sites para resultados orgânicos na busca, isto é, os resultados naturais da listagem. Ele possuí diversas vantagens sobre outras estratégias de marketing digital, como por exemplo:
- O investimento a longo prazo tende a ser muito menor do que seria com links patrocinados;
- Existe um maior índice de cliques em resultados orgânicos, ou seja, nos resultados naturais da busca;
- Estar bem posicionado, se possível na primeira página – melhor ainda se entre os cinco primeiros colocados, lhe trará muitos visitantes e consequentemente retorno com uma boa taxa de conversão;
>> Marketing Digital – Links Patrocinados
Os links patrocinados, como são chamados os anúncios que costumam ficar ao lado ou acima do resultado das pesquisas, aparecem depois que os internautas digitam determinadas palavras em sites na internet.
A estratégia de utilizar links patrocinados permite que as empresas saibam se os anúncios são atrativos e paguem apenas quando os consumidores demostram interesse nos produtos ou serviços oferecidos.
Em uma campanha bem planejada, conduzida por uma agência especializada, os gastos tendem a não ser tão grandes pois você irá pagar apenas pelos cliques em seus anúncios. O retorno sobre o investimento tende a ser excelente, com uma taxa de conversão mais alta do que em SEO, uma vez que estará atraindo um público melhor selecionado ao seu segmento e que tem maior probabilidade de estar interessado em seus serviços ou produtos.
>> Marketing Digital – Redes Sociais
O uso das Redes Sociais como estratégia de marketing consiste em divulgar a marca da empresa, agregando valor e conteúdo a mesma. As redes também funcionam como um “termômetro” de como o público em geral enxerga a sua marca, o que auxilia a sua empresa a se posicionar.
Desta maneira, o conteúdo da sua empresa deve ser original e criativo, despertando a atenção dos usuários das redes sociais para a meta pretendida pela empresa.
As redes sociais podem ser utilizadas como uma “central de atendimento ao cliente” SAC 2.0. Por meio delas a empresa saberá antes de qual quer outro meio, as variedades e as coisas urgentes e importantes que sua marca deve saber.
>> Marketing Digital – E-mail Marketing
O e-mail é um meio de comunicação dinâmico e atraente para uma estratégia digital eficiente, afinal, hoje todo mundo usa e-mail para receber ou enviar. Por isso, o e-mail marketing com prospectos ativos tem sido uma excelente forma de comunicação para geração de novos negócios, trazendo uma dinâmica essencial na conversão de assinantes em vendas pela internet.
A cada dia que passa essa técnica tem sido amplamente usada pelos comerciantes virtuais, devido ao fato de conseguirem boas conversões, direcionar tráfego qualificado para seu site e acima de tudo, construir um bom relacionamento com seus clientes e possíveis clientes.
Benefícios de utilizar o e-mail marketing :
- Direcionamento da comunicação a um público alvo específico;
- Mensuração de quantas pessoas receberam, clicaram num link, visitaram seu site e compraram;
- Bom número de clientes que autorizam o recebimento de e-mails da empresa;
- Análise do comportamento dos consumidores, permitindo assim uma maior aproximação no relacionamento, aumentando a probabilidade de bons resultados;
>> Marketing Digital – Importância de Investir
Investir em marketing para seu site é fundamental, pois um site vive de divulgação. Ter um bom posicionamento nos sites de busca trás muito resultado, e assim, aumenta os resultados e o faturamento da sua empresa.
Por isso não basta ter um site apenas pelo fato de ter. É necessário dar vida a este site. e a única forma disto acontecer é com planejamento, bom conteúdo para o público alvo e investimento em marketing digital, que converta seus visitantes em potenciais clientes.
Se você tem dúvida de como mudar e ter maiores resultados com o Marketing Digital a Spiner vai te ajudar!!