Quando falamos de marketing em mídias sociais, muitas empresas se enganam ao pensar que não se gasta nada para ter bons resultados, uma vez que as ferramentas são gratuitas. Porém, sempre existe um investimento de tempo e energia, especialmente na produção de conteúdo. No entanto, a verdade seja dita, concordamos e defendemos que é um investimento bem mais acessível para médias e pequenas empresas do que anunciar nas mídias tradicionais.
Por isso, investir em mídia online como Links Patrocinados, Facebook Ads, entre outras formas é uma grande maneira de completar e aumentar investimentos em conteúdo e SEO , além de ser fundamental para antecipar resultados no início, quando a empresa ainda não possui muito autoridade na Web.
No caso do Facebook, seus anúncios segmentados funcionam perfeitamente para atrair uma audiência qualificada a um custo bastante acessível. Por isso, recomendamos fortemente a compra de anúncios no Facebook (Facebook Ads).
Antes de começar a anunciar, é preciso pensar especificamente no que a empresa espera com a ação, ter objetivos e metas bastante claros. Ao nosso ver, existem algumas estratégias que podem ser bem exploradas no Facebook. Confira :
- Branding/ Comunicadores gerais
Se sua marca fez alguma alteração na logomarca, lançou um novo serviço/produto ou fez qualquer ação que o objetivo é informar, comunicar algo ao usuário, gerar conhecimento, fortalecer uma imagem ou posição, o Facebook vai te ajudar.
Porém este tipo de ação não costuma ser tão comum nas médias e pequenas empresas e um de seus grandes problemas é que geralmente o impacto é medido por visualizações apenas, que não permitem um cálculo preciso de retorno sobre o investimento.
- Promover ofertas específicas
A diferença desse tipo de objetivo para o Branding é que há uma expectativa clara de algum tipo de resultado mais concreto.
Quando estamos tratando de e-commerce, o comum é a venda dos produtos em si. Já para as vendas mais complexas, a geração de Leads através do preenchimento de formulários costuma ser o resultado desejado.
É importante que esteja claro qual o objetivo final para a promoção a ser lançada, desta forma a segmentação e contextualização da ação pode ser direcionada ao objetivo final, assim é mais fácil chegar a um resultado positivo. Por exemplo: de nada adianta criar uma ação de concurso cultural, se a ideia final não é branding e sim venda, por isso planeje e verá os resultados mais rapidamente.
- Criar uma audiência
Criar uma audiência em mídias sociais costuma levar tempo. É necessário muito esforço em relacionamento e produção de conteúdo de qualidade para que, ao longo do tempo, sua empresa consiga conquistar uma base relevante de “fãs” ou “seguidores.”
O Facebook Ads é uma forma de acelerar consideravelmente o processo de criação dessa audiência. Com investimentos relativamente pequenos, os anúncios funcionam como catalisadores e ajudam a aumentar o crescimento orgânico.
Empresas que estão iniciando têm dessa forma uma chance de aumentar seu alcance e estabelecer sua posição de forma rápida.
- Impactar e engajar sua audiência
No Facebook existe um algoritmo chamado Edge Rank, que é baseado em alguns fatores, filtra o que exibir para cada usuário. Atualmente cerca de 3% do total dos seus fãs vêem as suas publicações de maneira orgânica (sem ser paga).
Quando se tem as campanhas no Facebook Ads é uma alternativa para impactar uma parcela maior daquelas pessoas que já curtiram a sua página, gerar um engajamento por parte delas e fazer com que suas publicações sejam exibidas para elas (um dos fatores do Edge Rank é justamente a interação).
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