Nos últimos anos, a classe média emergente no Brasil cresceu em torno de 204%. Esse crescimento significa mais do que um aumento da população economicamente ativa do país, significa, principalmente, uma nova reestruturação do perfil dos usuários da rede. Estima-se que a Classe C seja hoje, o segmento social mais poderoso e mais presente na internet, representando algo como 48,3 milhões de usuários ou 54% da população brasileira conectada.
Seriam os novos donos da internet? E se ainda resta alguma dúvida, basta pensar que eles movimentam aproximadamente R$ 495 bilhões, por isso, não é a toa que são um grupo cada vez mais influente. Sendo assim, é indispensável que as empresas que queiram ampliar seu contato com o público e alavancar o seu negócio, saibam dialogar e utilizar as ferramentas corretas para atraí-los.
As tendências geradas por essa classe vão muito além da ótica de mercado, criando símbolos de cultura e comportamento. Quer um bom exemplo? A febre dos MCs dominou a cultura de tal forma que passou a ser utilizada por marcas, empresas, novelas e tantos outros meios, como forma de chamar atenção do público.
Em parceria com o Instituto Data Popular, o Google desenvolveu um novo estudo voltado para o comportamento na rede, chamado de “Classe C, de Conectados”. A importância de avaliar esse comportamento, está em entender como as empresas devem vincular seus conteúdos, isto é, em que formato, utilizando que plataforma e qual o grau de proximidade devem manter com esses usuários. Para explicar melhor, preparamos um lista com as principais características que todo empreendedor deve prestar atenção:
1- Mobile
Todos os dias, estima-se que 78% dos usuários conectados acessem a internet por meio de um smartphone. Basta utilizar o transporte público um único dia para comprovar, as cenas mais comuns são pessoas, sentadas ou em pé, imersas em seus celulares, navegando nas redes sociais, jogando, enviando mensagens, lendo emails ou utilizando aplicativos. O avanço foi tão grande, que operadoras passaram a adotar planos pré-pagos, adaptando a internet ao bolso da população.
A tendência é que se torne cada vez mais comum o uso constante da internet por meio de dispositivos mobile, isto é, sai na frente aqueles que possuem conteúdos adaptados à essas plataformas. E o seu site, já possui esse formato?
2 – Consumidor Multitarefa
O público hoje divide sua atenção em inúmeras frentes e inúmeras telas. Ao mesmo tempo que assistimos a televisão, navegamos na internet e respondemos mensagens no celular. As novas gerações possuem opções tão variadas de entretenimento e informação, que tornou-se fundamental saber como prendê-los.
3 – Marcas Culturais
Não apenas os aspectos culturais são importantes na hora de chamar a atenção desse público, mas compreender o nível de linguagem e abordagem necessária para dialogar é muito importante. Evitar publicações que utilizem linguagem rebuscada ou idiomas diferentes do português, são fundamentais.
4 – Cultura Participativa
Já foi o tempo em que as pessoas apenas digeriam o conteúdo que lhes era apresentado, agora o que realmente importa é a participação. Cada vez mais as pessoas estão em busca de dar sua opinião, criar debates, interagir e compartilhar informações. Essas atividades representam 85% do tempo gasto pela Classe C na rede.
E para quem acha que o formato desse conteúdo não importa, ele importa sim! Quanto mais compartilhável, interativo e visual, melhor – principalmente quando se trata de um vídeo. E lembre-se, se o conteúdo estiver adaptado à diferentes dispositivos, canais e formatos, seu retorno pode ser ainda maior. Sabia que mais de 56% dos usuários conectados tem mais interesse em receber informações e se divertir via vídeos?
5 – Busca por Informação
A inclusão digital fez disparar o acesso à informação por todas as classes sociais. A possibilidade de vinculá-la em formatos variados, fazer uma busca determinada do que realmente interessa, e a possibilidade de comparar produtos, serviços e modelos, colaboram ainda mais para esse crescimento.
Cerca de 73% da população procura informações através do Google – são 41,5 milhões de usuários, só da classe C, que acessam buscador pelo menos uma vez por mês. O que isso significa? Anúncios e uma boa colocação nas buscas orgânicas do Google se tornam indispensáveis para captar clientes.
Ainda tem alguma dúvida sobre como adaptar sua empresa às novas tendências e demandas do mundo digital? Entre em contato com a Spiner!