Você já pensou em diversificar o conteúdo das redes sociais da sua empresa e investir na veiculação de vídeos? Pois é, vale a pena!
O número de vídeos publicados no Facebook em 2014 cresceu cerca de 75% em relação ao ano anterior, e as tendências para 2015 apontam para um crescimento ainda maior. Em levantamento feito pela comScore, estima-se que em agosto de 2014 a rede social tenha obtido 1 bilhão de visualizações a mais que o Youtube. Uma marca surpreendente! Essa mesma pesquisa, indica que somando as publicações em vídeo, por dia, são alcançadas 1 bilhão de visualizações no mundo – isso tudo apenas pelo Facebook.
Conteúdos vinculados às mídias sociais são em geral, altamente compartilháveis. Mas quando se tratam de conteúdos em vídeo, essa realidade é ainda maior. 56% dos usuários, utilizam vídeos como as principais formas de entretenimento, aprendizado, inspiração e busca de informação, o que explica um crescimento tão grande e seu sucesso cada vez maior.
O Youtube tem se tornado uma ferramenta indispensável e parceira de marcas e pessoas, que desejam tornar seu conteúdo mais interessante e interativo. Outro atrativo, é que eles são facilmente consumíveis em qualquer plataforma, inclusive por meio de dispositivos móveis. Sabia que 65% das visualizações acontecem por meio de smartphones?
Quer um bom exemplo? Os canais de culinária tiveram um aumento de 280% em suas inscrições no último ano, as visualizações cresceram quase 60% e o engajamento do publico com curtidas, comentários e compartilhamentos cresceram 118%. Vale ressaltar que quase 68%, isto é, mais da metade do público que assistiu aos vídeos, foi ao mercado comprar os produtos que viram neles.
Ficou interessado? Agora lembre-se, antes de criar vídeos e posta-los nas redes sociais da sua marca, você precisa entender o que é interessante e quais as características que um vídeo deve possuir para ter sucesso e alcançar os objetivos pretendidos.
Preparamos algumas dicas:
- Vídeos precisam estimular ideias, técnicas e produtos, mas devem também ser divertidos e não simplesmente funcionais.
- Atenção à boa qualidade! Imagem nítida, com a iluminação adequada e sons claros, são indispensáveis, uma vez que um áudio comprometido ou uma imagem ruim dispersa o público.
- Um vídeo pode ser educativo, opinativo, tutorial, utilizar entrevistas, infográficos e divulgar um serviço ou produto.
- Na hora de divulgar um produto, não force uma compra! Mostre por meio dele as funcionalidades, benefícios, modo de usar, curiosidades, entre outros. Instigue seu cliente! Vídeos curtos, dinâmicos e divertidos apresentam ótimos resultados.
- É importante deixar claro o porquê o vídeo deve ser assistido, qual seu objetivo e como ela vai contribuir com o cliente.
- É importante que os vídeos da sua empresa possuam uma identidade.
Aproveite essa tendência, crie páginas mais interessantes e interativas, melhorando a qualidade da rede social da sua marca e atraindo mais público.