As cores tem muito mais poder do que imaginamos! Além de possuírem significados diversos, despertam sensações variadas em quem às observa. Por isso, podemos dizer que as cores influenciam diretamente produtores e consumidores. Saber usá-las para seu próprio benefício é um diferencial e um ótimo artifício!
Cerca de 93% das pessoas avaliam as cores de um produto antes de comprar, sendo que mais da metade delas desiste da compra caso não tenha um produto na sua cor favorita. 84,7% deles acreditam que as cores de um produto são muito mais importantes do que outros fatores.
As cores atuam ainda no reconhecimento de uma marca, fazem parte de sua identidade visual. Estudos indicam que todas as pessoas fazem um julgamento subconsciente 90 segundos após olharem um produto, dessa forma vale saber que as cores são responsáveis por 60% das aceitações ou rejeições de um produto ou marca.
Anúncios feitos em cores são 42% mais vistos do que em preto e branco, uma vez que as cores melhoram a leitura, a compreensão e o aprendizado. Cores estimulam diferentes áreas do cérebro, que promovem agitação ou tranquilidade. Usar a combinação de cores certa, pode ser um trunfo para fisgar o cliente. Fique atento!
Saiba um pouco sobre cada uma:
Vermelho
- Estimula o apetite;
- Cria um senso de urgência;
- Muito usada em liquidações;
- Usada para atrair compradores impulsivos;
Amarelo
- Usado para prender a atenção em vitrines de lojas;
- Mostra clareza;
- Boa cor para detalhes importantes ou Call to Actions;
- Lembra parada, cuidado, ou cautela;
Azul
- Frequentemente utilizado em negócios corporativos porque é produtivo e não invasivo;
- Cria um senso de segurança e promove a confiança na marca;
- Diminui o apetite e estimula a produtividade;
- Associados com água e paz;
Laranja
- Usado para chamar a atenção;
- Bom para criar call to actions como: compre agora! Acesso Imediato!
- Considerada a preferida por compradores impulsivos;
- Representa uma marca amigável, alegre e confiante;
Verde
- Associado com saúde, tranquilidade, natureza, dinheiro e marcas ricas;
- Usado nas lojas para relaxar os clientes;
- Frequentemente usado para promover a questão ambiental;
Roxo
- Associado com realeza, sabedoria e respeito;
- Frequentemente utilizado em produtos de beleza ou anti-idade;
- Representa uma marca, serviço ou produto criativo, inteligente e imaginativo;