No dia 10 de junho, a equipe da Spiner participou do Mobile Day, um evento promovido pelo Google para ressaltar a importância da plataforma mobile no cenário atual e destacar as principais funcionalidade e técnicas, que se agregadas à plataforma, podem potencializar o alcance de uma empresa e aproximá-la cada vez mais de seus consumidores.
Mas vamos ao que interessa! Você sabe por que é importante ter seu conteúdo adaptado para Mobile? No ano de 2015, o acesso à internet via smartphones ou tablets ultrapassou o acesso via desktop, demonstrando uma enorme mudança de hábitos por parte dos consumidores. Perceba, atualmente utilizamos nossos celulares para quase tudo: assistir vídeos, ler notícias, jogar, conversar com amigos, encontrar novas pessoas, utilizar o GPS, tirar fotos, fazer pesquisa, checar à conta do banco, pagar contas e principalmente, fazer compras.
E se o comportamento mudou, cabe às marcas saberem aproveitá-lo. Estudos apontam que olhamos nosso celular mais de 150 vezes por dia, seja para ver as horas, entrar nas redes sociais, responder um SMS ou procurar algo que queremos. Todos esses pequenos momentos são ricos e devem ser preenchidos. O que isso significa? Que as marcas bem-sucedidas serão as que têm uma estratégia para entender e suprir as demandas dos consumidores nos chamados “micro-momentos”, estando presentes todo o tempo, de forma responsiva.
O uso da internet 3G teve um aumento de 123% no último ano, isto é, mais da metade dos internautas possuem um smartphone nos dias de hoje. Desses, 86% fazem pesquisas de compras e visitam lojas online, 91% buscam informações enquanto realizam outras atividades e 69% afirmam que a qualidade, o timing e a relevância das mensagens apresentadas por uma empresa, afetam sua percepção da marca. Portanto, ao acessar um site via smartphone ou tablet e se deparar com uma página não adaptada, de baixa qualidade ou de difícil navegação, o consumidor muitas vezes desiste de seu objetivo anterior.
Com isso, podemos afirmar que é muito importante valorizar a experiência do usuário na sua página. Estamos lidando com um contexto muito diferente do apresentado anteriormente, quando os usuários sentavam na frente do computador e se concentravam unicamente no que faziam ali. O design, a clareza, a facilidade, a organização, uma sensação prazerosa e confortável, são indispensáveis. Frente a isso, pergunte-se sempre “quem é seu consumidor?”, “o que ele quer?”, “ele navegou com facilidade?”, “a experiência foi prazerosa?” e principalmente, “ele usaria seu produto ou serviço novamente?”.
Outra dica é disponibilizar recursos que melhorem essa experiência, como a geolocalização, bluetooth, câmera, notificações, entre outros. Quer um bom exemplo? Quando você acessa um site de um restaurante de casa, você provavelmente quer ver o cardápio, o horário de funcionamento ou o telefone do delivery. No entanto, se você está no carro ou na rua, você provavelmente está procurando o mapa de como chegar lá ou o telefone do lugar. Nesse caso, recursos extras tornam a navegação muito mais eficiente e prazerosa. A satisfação será garantida na certa!
Infelizmente, os investimentos na plataforma ainda são muito pequenos, representando apenas 5% do total de sites acessados. Mas é importante compreender que tornar seu site responsivo é prioridade. Estamos cada vez mais dentro de um cenário que pede por mudanças e que começará a deixar para trás, aqueles que não se adaptarem à ele. Você sabia que a cada 0.1 segundo que uma página demora a carregar, as vendas caem 1%? Então fique sempre atento ao desempenho da sua página, faça otimizações e torne seu site responsivo.
O Google fez uma lista com as 25 melhores práticas, que ajudam a empresas a atraírem consumidores e prospects, e acelerarem suas conversões. As dicas estão divididas em: página inicial e navegação, campo de busca e resultados, compras, cadastro e mobilidade, formulário de entrada, usabilidade e visual. Vale a pena conferir!
Ficou interessado? Quer saber mais sobre as mudanças e necessidades de adaptação para a plataforma mobile? Entre em contato com a Spiner e saiba como podemos te ajudar.