Empresas dos mais diversos segmentos tem sido atraídas pelo ambiente online e estão começando a usar, cada vez mais, o marketing digital a seu favor. Se você é uma delas, fique atento à algumas dicas legais que separamos para você:
1. Suba vídeos no Facebook: Uma forma de aumentar o alcance das suas publicações é fazer o upload de vídeos direto na página da sua empresa no Facebook.
2. Utilize os conhecimentos do Facebook a seu favor: Assim como o Facebook conhece seus hábitos e gostos na hora de selecionar o que você irá visualizar na linha do tempo, ele também conhece seus clientes. Utilize esses dados para segmentar melhor seus posts e anúncios.
3. Use o Linkedin para gerar listas de e-mails: Crie uma conta para sua empresa no Linkedin, ele é muito importante para gerar estratégias, ampliar horizontes e gerar contatos. Nessa rede, você pode gerar uma lista de e-mails a partir dos usuários que seguem sua empresa e utilizá-la como e-mail marketing.
4. Aproveite suas listas de e-mails no Facebook: Nem sempre é válido acionar uma lista de e-mails através do e-mail marketing, dependendo do estado em que esteja esse possível cliente, pode gerar resultados negativos. Uma alternativa menos invasiva é patrocinar um anúncio no Facebook, segmentando exclusivamente para os donos desses endereços de e-mail.
5. Faça posts com ofertas especiais para cada tipo de cliente: Segmente seus anúncios no Facebook de acordo com o público que você quer atingir. O Facebook Ads te ajuda com essa segmentação, fazendo com que seus anúncios tenham um retorno ainda maior.
6. Tem muitos fãs? Anuncie para quem ainda não é ‘lead’: Utilize a segmentação de anúncio no Facebook para atingir usuários que curtiram sua página mas ainda não são seus cliente. Não esqueça de gerar conteúdos relevantes e interessantes.
7. Utilize comentários do Youtube: Na hora de exibir vídeos da sua empresa, utilize comentários que aparecerão em caixas de texto durante a exibição e no final redirecione sempre o usuário a outros conteúdos relacionados ou ao site da sua empresa.
8. Siga seus clientes nas redes: Seguir clientes nas redes sociais é uma forma de estabelecer contato e gerar interação. Ele vai se sentir valorizado e provavelmente seguirá a página da empresa de volta.
9. Use Twitter Cards: Tweets com imagens, enquetes, vídeos e etc, são muito mais efetivos e alcançam um número maior de usuários.
10. Insira botões de Compartilhamento: Facilite a vida do usuário na hora de compartilhar alguma frase ou publicação do site da sua empresa. O compartilhamento de seu material na rede social pode gerar mais tráfego para seu site.
11. Faça um pente fino em seu site: Faça periodicamente uma revisão de erros de programação, imagens cortadas e ajustes no tamanho de textos. Quanto mais claro e prático, melhor!
12. Faça um trabalho de links internos: Procure sempre linkar conteúdos relacionados e que podem incrementar a experiência do usuário que está navegando no seu site. Redirecionando para páginas relevantes e complementares dentro do seu site.
13. Crie conteúdo relacionado à empresa: Lembre-se de criar um conteúdo que tenha relação com o produto ou serviço oferecido pela empresa. Podem ser textos explicativos, dicas de atuação no mercado, pesquisas, notícias, etc.
14. Utilize o e-mail marketing para conversar com o usuário: Deixe claro para o usuário como será a prática do e-mail marketing, lembrando sempre de apresentar conteúdos que sejam relevantes para cada tipo de estágio em que os usuários se encontram. Converse com o cliente, para evitar a rejeição aos e-mails.
15. Não venda a descrição, venda a transformação: É mais eficaz apontar o problema que o usuário poderá resolver com seu produto, do que penas detalhar e mostrá-lo.
16. Segmente sua oferta, mesmo que a oferta seja a mesma: Você pode oferecer o mesmo produto ou serviço de forma diferente para seu público, pois podem haver clientes em estágios diferentes de consumo. Trate o consumidor que acaba de entrar em contato com sua empresa de uma maneira e aquele que já está habituado com as práticas dela, de outra.
17. Converse com clientes inativos: Entre em contato com clientes inativos e descubra porque deixaram de consumir seu produto ou serviço. Melhore a experiência e fidelize seus clientes. Lembre-se que é mais vantajoso ter uma base menor, porém engajada.
18. Use a página de agradecimento para dar o próximo passo: Quando o usuário consumir seu produto de fato, exiba uma página de agradecimento. Isso irá melhorar a percepção desse cliente e abrirá portas para próximos passos.
19. Adote o Live chat: O chat deixa o usuário mais confortável e encurta a distância entre cliente e empresa.
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