O Brasil é o segundo maior mercado do mundo em YouTube, com 120 milhões de usuários ativos na plataforma, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. São cerca de 300 horas de vídeo subidas por minuto e centenas de milhões de horas assistidas por dia. Ficou espantado?
Estima-se que em 2017, o formato será responsável por 70% do conteúdo vinculado na internet e vale ressaltar que, atualmente, 94% do que já existe está no YouTube. Ainda trabalhando com dados, cerca de 60 milhões de buscas são feitas por dia dentro da plataforma, 50% delas em dispositivos móveis.
A rede surgiu em 2005, com uma proposta de divulgação, interação e conexão de pessoas por meio de vídeos caseiros. A ideia de uma plataforma de expressão e compartilhamento de histórias fez sucesso. Em pouco tempo os vídeos do YouTube viralizaram e se transformaram em verdadeiros fenômenos, levando a rede às dimensões que tem hoje. .
No passado, quando a televisão era o único meio de informação audiovisual que possuíamos, apenas as grandes marcas conseguiam vincular suas publicidades e atingir um abrangente público. A nova plataforma trouxe uma proposta de domocratização. Com o tamanho do seu sucesso, o YouTube se constituiu como um canal de consumo e de veiculação para todos. Onde cada um passou a assistir o que quer e deu para todas as marcas, independente de seu tamanho, a oportunidade de criar e serem vistas.
A publicidade
Vídeos são formatos extremamente envolventes e interativos, que permitem criar um engajamento muito maior e de forma mais inteligente, sendo muito mais eficiente do que outros formatos e também muito mais rico.
O YouTube agregou ainda as vantagens do formato, com as vantagens de uma verdadeira rede social. Permitindo a interação, o diálogo, a participação e a aproximação entre criadores e consumidores. Um trunfo e tanto para as empresas que querem se aproximar de seus clientes. E vale ressaltar que anúncios no YouTube Ads são baratos e muito vantajosos!
Existem dois tipos de publicidade que podem ser vinculadas no YouTube:
- Via Reserva: através da reserva com os representantes da equipe do próprio Google, sujeitos a disponibilidade, ou seja, datas e horários que já não foram reservados por outras empresas. Esse formato possui alta visibilidade, notoriedade e atinge um público muito abrangente. São os formatos que podemos encontrar na Página Inicial do YouTube, em Banners Padrão nas páginas de exibição e os tipos de publicidade em vídeo que não podem ser puladas.
- Via Adwords: agrega tudo o que já sabemos dos serviços do Google Adwords ao formato em vídeo. São dois os formatos que podem ser adotados nesse tipo de campanha.
O primeiro, são os vídeos em Display, que aparecerão nas buscas do YouTube, nos vídeos sugeridos e nos sites das Redes de Display do Google. Esses formatos precisam ser escolhidos pelo usuário para serem reproduzidos. Já o segundo, os vídeos In-Stream, são aqueles exibidos antes do conteúdo que o usuário irá assistir, com a opção de serem pulados após 5 segundos. Esse formato além de aparecer nos vídeos dentro da página da plataforma, também aparece nas páginas da rede de Display do Google.
Existem muitas vantagens em trabalhar com a publicidade em vídeo, entre elas estão a sua capacidade de segmentação, velocidade de propagação e o custo beneficio. Nesse tipo de campanha você só paga quando o usuário de fato assistir ao seu anúncio, ou seja, no caso de vídeos em Display, quando ele clicar no vídeo optando por assistí-lo e no caso de In-Stream, quando assistí-lo por pelo menos 30 segundos ou completo – em caso de publicidades com menos tempo.
Publicidades em video podem ser segmentadas por sexo, idade, interesses, assuntos, vídeos específicos, canais determinados e muito mais. Aproveitar bem esse poder de segmentação pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso de uma campanha. O Brasil possui uma infinidade de nichos, canais de interesses gerais e canais de interesses muito específicos, um universo a ser segmentado, que pode ser muito bem aproveitado!
Uma outra vantagem importante é o limite de frequência, com ele você pode limitar o número de vezes que um vídeo pode ser exibido para a mesma pessoa. São inúmeras as formas de não desperdiçar investimento e ter um retorno certeiro.
Que tal pensar em novas formas de aumentar a visibilidade da sua empresa e investir em um mercado que só tende a crescer? Quer saber mais sobre publicidade em vídeo? A Spiner possui uma equipe certificada em Youtube Ads, preparada para atender as suas necessidades. Fale com a gente!