O Gmail é hoje um dos maiores provedores de email do mundo, já são cerca de 900 milhões de usuários conectados diária e constantemente. E no Brasil não é diferente!
Mas o que isso significa? Significa que assim como as buscas do Google e as Redes Sociais, ele também é um ótimo meio de impactar o seu público-alvo.
Quer saber como?
Agora é possível montar campanhas e vincula-las à aba de Promoções do Gmail. Isso porque o recurso do Gmail Ads, antes restrito apenas à alguns usuários do Google Adwords, foi liberado para todos.
Por fazer parte das Redes de Display do Google, possui o mesmo poder de segmentação das campanhas que você já conhece, por palavra-chave, informações demográficas, interesses e remarketing. E você só será cobrado quando alguém clicar de fato no seu anúncio!
Os anúncios no Gmail aparecem no topo e em destaque, não ficando perdido na caixa de entrada. Assim como não correm o risco de ir parar na caixa de Spam, como os tradicionais e-mail marketing.
Eles se apresentam em formato reduzido e com um clique se expandem para o tamanho de um email convencional, onde o usuário poderá interagir com os textos e imagens. Além disso, os usuários tem algumas opções após fazer a visualização do seu anúncio: descarta-lo, guardar em sua caixa de entrada ou encaminhar para outras pessoas como uma mensagem de email comum.
Essa campanha costuma funcionar melhor em casos de Branding, ou seja, lançamento de uma marca ou produto, consolidação de público, conhecimento de sua marca e do seu método de trabalho. Mas atenção, isso não significa que não deva ser usado para vendas. Pelo contrário, nesse caso é preciso ter mais cautela e planejamento. Faça testes, veja o que funciona melhor e o que tem mais engajamento para sua empresa.
Mas e se o usuário acessar o email via mobile?
Não tem problema! O Adwords otimiza seus anúncios independente do local em que ele está sendo visualizado, adequando seus anúncios aos formatos diversos, inclusive para dispositivos móveis.
Para finalizar, lembre-se que o número de usuários é bem alto e com isso, o número de cliques pode ser bem elevado também. Desta forma, se não for feito um bom controle de orçamento podem ocorrer gastos desnecessários!
Por isso, antes de inciar uma campanha nessa plataforma, faça um bom planejamento e tenha sempre alguem experiente para gerencia-la. Quer tirar suas dúvidas sobre campanhas no Gmail Ads? Fale com a gente!