Há algum tempo atrás, fizemos um texto falando sobre a importância de preparar com antecedência as campanhas da Black Friday. Uma forma de atrair clientes, lançar boas promoções e fazer sua marca ser conhecida, para que no dia, não dê nada errado!
Mas agora, já é hora de começar a pensar e planejar uma outra data, também considerada uma das mais importantes para o e-commerce e também para as lojas físicas, no Brasil e no mundo: O NATAL!
Lembre-se que as pessoas que não aproveitaram as promoções da Black Friday para comprar seus presentes, certamente procurarão em dezembro promoções e descontos. Além disso, outro fator que aguça ainda mais o espirito dos consumidores, é o recebimento do 13o salario.
Pesquisas apontam que no natal, o tíquete médio do consumidor, aumenta quase 40% e só nessa época, no ano passado, o faturamento chegou do comércio eletrônico chegou a R$ 5,9 bilhões.
Os smartphones também passaram a ter seu peso! A participação deles nas compras, que em 2014 representou 9%,está estimada em 20% para o ano de 2015 – número que passará chegará aos 46% em 2016. Mas acredite, o mobile é ainda mais expressivo do que se imagina, responsável por influênciar muito nas compras dos usuários.
Atualmente, mais da metade dos consumidores (56%) fazem suas buscas no Google sobre produtos e serviços, via mobile. A as conversões via aparelhos móveis cresceram 74% no começo desse ano. O que significa que, se você ainda não investiu em sites responsivos, essa é sua última chance antes do natal.
Outro dado importante é que mais de 84% dos consumidores, isto é, 8 a cada 10 pessoas, buscam no Google e nas Redes Sociais, ideias para presentes no final do ano. Além de consultarem preços e compararem lojas.
A grande maioria dos consumidores é influenciada diretamente pela internet e por isso é tao importante estar presente no ambiente digital e utilizá-lo para atrair ainda mais a atenção do seu público alvo. O marketing digital ajuda exatamente nisso, fazer com que sua empresa seja vista, esteja bem posicionada nas buscas do Google, ganhe credibilidade e crie laços com consumidores.
Criar laços com seus consumidores desde já, é muito importante. Laços fidelizam clientes e também, fazem com que as pessoas lembrem da sua marca quando precisarem de alguma coisa. E se você começar suas campanhas agora, elas podem lembrar de você na hora de fazer as compras de natal!
Outra coisa que é importante lembra é o real motivo pelo qual as pessoas seguem marcas no Facebook: promoções e descontos. No meio de inúmeras marcas, do mesmo segmento que o seu, cujo o objetivo também é chamar atenção e vender – como você vai surpreender seus clientes? Lembre de ser criativo e criar formas inesperadas e diferentes de oferecer essas promoções.
Mas quais as melhores estrategias?
Redes Sociais e Blogs: invista em conteúdo de qualidade para chamar a atenção de clientes e possíveis clientes. Divulgue suas promoções de forma criativa, mas não venda apenas o seu produto nas redes sociais, fale sobre assunto relavantes. Mantenha essas redes atualizadas e com boas dicas, isso ajuda a fazer com que a sua marca seja encontrada.
Google Adwords: invista em links patrocinados, faça com que sua empresa esteja bem posicionada e seja encontrada facilmente quando seus potenciais cliente estiverem procurando pelo seu produto ou serviço. Estar bem posicionado pode ser a diferença entre vender ou não. Lembre-se que a maioria das pessoas costuma observar apenas os 4 ou 5 primeiros resultados da busca.
Hotsites: criar hotsites específicos para datas sazonais dão muito mais retorno e representam conversões ainda maiores.
E-mail Marketing – trabalhar com o e-mail marketing em datas sazonais, principalmente, divulgando suas promoções e descontos pode ser um ótimo negócio.
Precisa de ajuda para começar sua campanha ou tem interesse em conhecer melhor cada uma das estrategias de Marketing Digital? Descubra o que é mais vantajoso para você e ponha em prática com a Spiner!