O mobile marketing não é mais uma tendência, ele agora é REALIDADE. E como não poderia ser diferente, o whatsapp faz parte dela! Muitas empresas já estão adotando o aplicativo como prática recorrente em seu negócio e as vantagens podem ser inúmeras, se utilizado de forma correta.
Legal Saber:
- O App possui mais de 5 bilhões de usuários no mundo;
- A maioria deles mantém seus aparelhos por perto 24 horas por dia;
- Mais de 70% dos usuários acessam o App diariamente e mais de uma vez por dia;
- Mais de 47 milhões de brasileiros têm WhatsApp em seus aparelhos;
- Mais de 10 milhões de mensagens são enviadas por dia, via WhatsApp;
- Cupons de desconto via celulares são 10x mais utilizados que os tradicionais.
Conseguiu entender a dimensão e a importância da coisa?
Em meio ao surgimento de novas tecnologias, as empresas se tornam obrigadas à acompanhar as tendências. Principalmente, quando essas tendências representam os novos hábitos de consumo (rápido e prático) e de comunicação (imediata e personalizada) da sociedade. Lembre-se, estar ou não presente em uma nova mídia, pode ser a diferença entre você e seu concorrente.
O WhatsApp trouxe consigo uma série de vantagens que podem ser aproveitas pelas empresas, principalmente, quando elas lidam diretamente com um público. Entre suas principais características estão: a facilidade de envio, a possibilidade de respostas rápidas e personalizadas.
Mas e o Messanger do Facebook? Apesar de indispensável nas práticas de social media e também proporcionar atendimentos rápidos e personalizados, ele não é tão eficiente no quesito tempo. Afinal, você precisa estar logado na rede social para acessá-lo.
Para o que ele pode servir?
- Atendimento ao cliente (pré e pós-venda);
- Vendas;
- Agendamentos (reuniões, ligações, horários, consultas, etc);
- Relacionamento mais próximo com cliente;
- Resolução rápida de problemas (corporativos ou comerciais);
- Interação com clientes e futuros clientes;
- Informações rápidas e tira dúvidas;
- Criação de grupos (grupos de discussão ou corporativos);
- Comunicação rápida com funcionários e equipes em campo;
- Marketing Viral;
- Envio de conteúdos multimídia sobre sua marca ou relevantes;
E quais as vantagens?
- Atendimento a qualquer hora, facilidade de tirar dúvidas, fornecer orçamentos e registrar pedidos;
- Fidelizar clientes – aproximação entre marca e público;
- Conversar com vários clientes de uma só vez (quando necessário), aumentando a rapidez do atendimento;
- Custos mais baixos de investimento em atendimento;
- Comunicação eficaz dentro e fora do escritório;
- Facilidade na hora de enviar fotos, vídeos, documentos, compartilhar contatos e etc;
- Atualizar seus clientes sobre novidades, lançamentos, descontos, eventos e promoções;
Mas… ATENÇÃO!
Lembre de salvar seus contatos na agenda, identificando por nome, empresa e outros dados que se façam necessários para reconhecimento.
Pense bem na abordagem que será feita antes de enviar uma mensagem. Cada cliente é um cliente!
Lembre que o cliente deve ter conhecimento e/ou estar de acordo com o meio de comunicação utilizado – sem surpresas, às vezes elas podem ser desagradáveis!
Esteja realmente a disposição! Se você abriu esse canal de comunicação deve fazê-lo direito, ou estabeleça previamente um horário de atendimento.
TEM NOVIDADE POR Aí!
Aproveitando o crescimento cada vez maior do serviço e o número de empresas utilizando o App como canal de comunicação empresarial, recentemente, o perfil oficial do WhatsApp anunciou que permitirá a criação de perfis oficiais de marcas na plataforma.
Elas poderão vincular um telefone próprio e enviar mensagens para seus clientes. O que ainda não se sabe, é que tipo de mensagem poderá ser enviada e quanto será cobrado pelo serviço.
Aproveitem as dicas e fiquem por dentro das notícias!