Atualmente, duas plataformas de compartilhamento de imagem estão dividindo a atenção do público. E quando isso acontece, é hora das empresas prestarem muita atenção, afinal, onde há público, há oportunidade!
Você já conhece o Instagram e já deve estar acostumado aos perfis de diversas marcas e segmentos que tomaram conta da plataforma de uns tempos para cá, com anúncios e postagens muito criativas, conquistando fãs e até mesmo gerando vendas. E sim, o Instagram se tornou um verdadeiro sucesso, principalmente, depois que foi comprado pelo Facebook.
Mas agora, é a vez de outro aplicativo tomar conta do mercado, o Snapchat. Ele ganhou enormes proporções no último ano e começou a se destacar como um canal de comunicação visual muito proveitoso.
Você já conhece o Snapchat? Se a resposta for não, está mais do que na hora de conhecer! Ele nada mais é do que uma rede de compartilhamento de fotos e vídeos, que ficam disponíveis por um tempo determinado e torna possível a criação de verdadeiras histórias que dão um banho de captação de público. Mas calma, ainda vamos explicar isso melhor!
Você sabe a diferença entre os dois? E qual é a melhor forma de investir e trabalhar com cada um deles? Então, preste atenção no que vem a seguir:
Número de Usuários: 400 milhões
Lançamento: 2010
O Instagram é uma rede social de compartilhamento de fotos e vídeos (de até 15 segundos), que permite a criação de um verdadeiro álbum de fotos inovadoras, criativas e especiais. Ideal para despertar o interesse do público, gerar identificação com a marca e caprichar na produção.
Além disso, ele permite que os usuários interajam de forma direta, comentando e curtindo suas publicações e até marcando amigos nelas. E não para por aí! Um dos recursos mais conhecidos e mais importantes da plataforma são as hashtags (#), que permitem que suas imagens alcancem um público muito mais relevante e abrangente (Por isso, caprichem nas # de suas fotos, elas são muito importantes!)
O Instagram se tornou a rede de compartilhamento mais famosa e acessada do mundo, e isso trás consigo muitas vantagens, certo? Ele transformou sua linha do tempo em muito mais do que apenas uma galeria de fotos, e sim em um espaço para divulgação de conteúdo e novidades. Recentemente, passou a permitir a veiculação de anúncios, o que despertou ainda mais a curiosidade e vontade de fazer investimentos na plataforma.
Muitas vantagens né? É, talvez nem tantas! Onde há mais publico, há mais concorrência. Lembre-se que sua imagem estará visível na linha do tempo de seus seguidores, disputando espaço com outras milhares e ela precisa se destacar para chamar atenção. Então, você deve ter em mente que Instagram é sinônimo de criatividade.
Snapchat
Número de Usuários: 100 milhões
Lançamento: 2011
O Snapchat é uma rede de compartilhamento de fotos e vídeos (de até 10 segundos) que, ao contrário do Instagram, não ficam armazenados na plataforma de forma permanente. Existem duas maneiras de compartilhar essas imagens com seu público:
- Encaminhando para um ou mais usuários selecionados – nesse caso a imagem fica visível apenas uma vez, por quantos segundos você determinar e depois desaparece.
- Na opção “Minha História”, que é uma especie de linha do tempo, as fotos e vídeos vão se agrupando em sequencia e ficam disponíveis para todos os seus seguidores por 24h – funciona realmente como uma história contada de forma cronológica.
Sem dúvida, um formato muito mais dinâmico do que aqueles que estamos acostumados a trabalhar. O Snapchat é a plataforma não só da criatividade, mas do imediatismo, do dia a dia e do ao vivo.
O aplicativo trás com ele opções animadas para personalizar seus vídeos e fotos, e diversas maneiras de estilizar cada postagem. Não à toa, ele se tornou o queridinho dos jovens!
Seu crescimento e sucesso nos últimos anos foi tão grande, que as marcas não poderiam deixar de aproveitar essa oportunidade. Atualmente, já são mais de 400 milhões de postagens por dia e milhares de marcas inseridas.
Mas o que fazer dentro do Snapchat para divulgar sua marca?
O aplicativo é ideal para transmissão de eventos ao vivo, bastidores, preparativos, demonstrações de produtos, humanizar a rotina da empresa, pré-lançamento de produtos, disponibilizar cupons de desconto e muito mais. Tudo aquilo que chamamos de conteúdo exclusivo.
Ele permite que o público interaja através do chat, enviando mensagens instantâneas com comentários, respostas, sugestões, elogios, entre outras coisas, mas lembre-se, assim como as imagens enviadas para usuários selecionados, elas só ficam visíveis uma vez. Mas ainda assim, é uma ótima oportunidade de envolve-los em suas histórias, no dia a dia da sua empresa e ouvir novas ideias.
Uma das principais vantagens da plataforma é a ausência de concorrência. Sim, a concorrência é quase mínima! Isso acontece porque seus seguidores optam por te adicionar ou não, assim como escolhem ver ou não sua história. O que significa que a audiência é mais qualificada e você não precisa disputar espaço e chamar mais a atenção que outras. Logico, você precisa criar um conteúdo legal e interessante para que o usuário não perca o interesse em você.
Diferente do Instagram, o Snapchat não possui anúncios – pelo menos, não até agora! E para divulgar seu perfil, é necessário utilizar as outras redes sociais como forma de impulsionar e chamar mais seguidores.
Suas imagens não precisam estar em alta qualidade e nem mesmo você precisa de uma superprodução ou planejamento – o que para muitos facilita na hora de utilizar a plataforma.
Existem duas funcionalidades bem interessantes no App. A primeira é o “Discover”, isto é, uma forma dos usuários interagirem com as marcas sem precisar seguí-las, assistindo seus vídeos, notícias, artigos, novidades e etc – aparecer no Discover irá depender da sua relevância e localização. A segunda, é o “Ao vivo”, onde o próprio aplicativo rastreia eventos e lugares específicos e dá a opção dos usuários que estiverem no local postarem vídeos e fotos que serão agrupadas com todas as demais e ficarão disponíveis para todos os usuários no aplicativo.
E por fim, você pode mensurar quantas pessoas viram seu “snap”, quantas tiraram um print da tela e ver como está o engajamento da sua marca. Algumas plataformas de análise já começaram a ser criadas para mensurar os resultados e fiquem de olho, a tendência é crescer cada vez mais!
Gostou?
Lembre-se você não pode encarar essas plataformas como concorrentes e sim como complementares às suas estratégias de marketing.