O WhatsApp é uma das redes sociais mais acessadas pelos usuários que possuem um smartphone. Funcionando como um aplicativo de envio de mensagens instantâneas, mídias e ligações – totalmente gratuito para o usuário, a plataforma ganhou proporções gigantescas e no final de 2015 já passava dos 900 milhões de usuários ativos no mundo.
Recentemente, em uma entrevista concedida ao jornalista da Veja, Filipe Vilicic, o diretor de comunicação global e porta-voz do Whatsapp, Matt Steinfeld, anunciou que está previsto para 2016 o início da veiculação de publicidade no aplicativo.
Essa discussão é antiga e até o princípio do ano passado, o Facebook afirmava que não seriam feitos anúncios na plataforma. A empresa de Mark Zuckerberg comprou o WhatsApp em 2014, por cerca US$20 bilhões e atingindo a marca de 1 bilhão de usuários, foi necessário descobrir uma forma de monetizar sua atividade.
Ao que tudo indica, o modelo será semelhante ao do Facebook, onde os anúncios serão segmentados a partir de informações e interesses dos usuários, mas ainda não se sabe qual o formato que esses anúncios terão.
O aplicativo, que já lançou diversas novas funcionalidades ao longo dos últimos tempos, está em processo de expansão. Um de seus focos é o crescimento do App no Brasil, onde estão grande parte de seus usuários e que, no entanto, sofrem com a lentidão das tecnologias 3G e 4G – já consideradas entre as mais lentas do mundo. Segundo o diretor, há esforços para que o aplicativo funcione adequadamente mesmo em sistemas precários de conexão.
Para os profissionais de marketing é sem dúvida uma boa notícia! Representando novos horizontes e desafios, afinal será mais uma plataforma para se pensar em estratégias e campanhas. O WhatsApp já é muito utilizado como canal de atendimento e de vendas para empresas, e agora é hora de torna-lo ainda mais eficiente.