Um conteúdo de qualidade pode representar o diferencial entre o sucesso ou o fracasso do site de uma empresa.
Muitos consumidores acessam o site para buscar informações sobre os serviços e os produtos antes de efetivarem uma compra. Por isso, a falta de dados pode afetar diretamente os lucros da sua empresa.
Confira a seguir algumas informações essenciais que devem conter em qualquer site.
Informações que não podem faltar em um site
Identidade visual da marca
Toda identidade visual da empresa deve ser aplicada também no site, como a cor, logo, fontes e tipos de imagens. O seu público precisa notar uma padronização em todos os canais de comunicação como redes sociais e materiais impressos. Isso mostrará que a sua marca tem uma unidade e credibilidade.
Informações sobre a empresa
Os clientes também gostam de conhecer mais detalhes sobre a empresa, como a história, missão, valores, localização, prêmios e certificados. Quanto mais completas estiverem as informações no site, mais confiança será transmitida.
Produtos e serviços
Aproveite para dedicar uma sessão no site sobre os produtos e serviços. Compartilhe tutoriais de uso, dicas, informações técnicas, fotos e muito mais. Com a alta concorrência, o site que tiver mais informações completas pode levar vantagem na decisão de compra dos clientes!
Formas de contato
As principais formas de contato da empresa já devem estar fixadas no rodapé ou no cabeçalho do site. Além disso, não se esqueça de disponibilizar um formulário para mensagem e uma sessão “Contato”.
E podem ser divulgadas as seguintes informações como endereço, telefone, e-mail e redes sociais.
Área com conteúdo
O site também pode ser um canal para compartilhar e produzir conteúdos interessantes sobre o seu segmento de atuação e produtos/serviços. Nesse artigo de blog, você pode conferir se vale a pena investir em um blog e quais são as principais vantagens.
Agora que você já pode colocar em prática todas essas dicas, veja a seguir os 4 principais erros que podem afastar as conversões em seu site.
4 erros que afastam os clientes do seu site
1 – Falta de segurança ou credibilidade
Na hora de escolher entre a sua loja ou a de um concorrente, passar segurança e confiança ao consumidor pode ser o grande diferencial na tomada de decisões da compra.
O receio do produto não chegar ao destino, atrasos, desvios bancários e repasse de informações particulares são alguns dos exemplos que fazem com que um público muito grande ainda evite as compras online. Por isso, a partir do momento que o cliente se sente confiante para realizar uma compra, e fica satisfeito com a entrega dela, é muito possível que ele volte a comprar no seu site.
Você também pode fazer uso de mecanismos como depoimentos, avaliações, selos de qualidade e confiança, além de deixar informações como prazos de entrega e formas de pagamento mais claras e visíveis.
2 – Poluição visual
Quem nunca entrou em um site e desistiu de navegar pela desorganização e excesso de publicidade?
Evite inserir informações irrelevantes e repetitivas que deixam seu conteúdo desinteressante e cansativo.
Lembre-se que ter anúncios em todos os locais da página pode desviar a atenção do foco principal – que é gerar uma venda, e dispersar uma possível conversão.
3 – Lentidão para abrir e carregar páginas
Nunca se esqueça que o primeiro contato da sua loja virtual com seu cliente deve ser uma experiência agradável. Portanto, a demora para carregar as abas e, principalmente, a home do site, desestimula o consumidor e causa desistências. Quem procura por uma loja virtual quer agilidade, praticidade e facilidade!
4 – Falta de informação
A clareza e transparência na descrição de seu produto pode ser um grande diferencial, uma vez que, ao contrário da loja física, a loja virtual não tem um vendedor do seu lado para tirar suas dúvidas.
Além de boas descrições, as ações para fechar a compra devem ser claras. Quanto mais fácil e claro o procedimento que será realizado – seja ele de compra ou entrega, melhor!
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