Um dos principais desafios das empresas atualmente é conseguir converter visitantes do seu site ou curtidores de sua página em compradores reais, não é mesmo? Afinal, esta é a finalidade primordial pela qual se implementa qualquer estratégia de marketing digital. Mas, afinal, por que é tão difícil aumentar a conversão? Como fazer para que consiga aumentá-la?
Através de um passo a passo bem simples que será demonstrado a seguir, você vai conseguir reconhecer que talvez não seja tão difícil aumentar as suas vendas efetivamente com a utilização do marketing digital, considerando que você já venha realizando uma campanha comunicacional na internet.
Passo 1: Lendo os Números
Um dos grandes diferenciais e pontos positivos do marketing digital em relação ao marketing tradicional, é a possibilidade de conseguir mensurar os resultados de cada campanha com muito mais eficácia, havendo, inclusive, a possibilidade de saber exatamente quantas pessoas foram impactadas pelo seu anúncio, quantas pessoas acessaram o seu site, entre tantos outros dados que ficam disponíveis através do monitoramento dos resultados das campanhas de marketing digital.
Sendo assim, é imprescindível que antes mesmo de apontar metas e objetivos quantitativos a serem atingidos, seja realizada uma leitura minuciosa de todos os números que a sua campanha de marketing digital vem conseguindo obter, para que, assim, possam ser apontados os melhores caminhos a fim de aumentar as taxas de conversão e, consequentemente, aumentar as suas vendas.
Entre os números que podem ser utilizados por você para elaborar as novas etapas de sua campanha de comunicação, destacam-se aqueles que dizem respeito ao seu site. Quantas pessoas visitaram o seu site no último mês, quanto tempo ficaram em cada página, quais foram as páginas mais visitadas e etc. Todas estas informações podem ser cruciais para que você consiga aumentar a conversão através das técnicas de marketing digital.
Passo 2: Aprimorando as Estratégias
Após mensurar os resultados que a sua campanha virtual vem obtendo, chega o momento de analisar e refletir sobre o que pode ser feito para tentar aumentar o número de clientes.
Nesse sentido, geralmente surge a necessidade de aprimorar as estratégias que já estão sendo realizadas ou ainda adotar novas estratégias ou ferramentas comunicacionais que visem dar conta de conquistar os resultados esperados.
No caso propriamente da conversão em venda a partir de visitas ao site, um dos problemas mais comuns que surgem é a falta de linguagem persuasiva em seu site. Isto é, o cliente foi impactado pela sua empresa, leu a sua mensagem, considerou a sua marca como uma das opções de compra, no entanto, não efetuou a compra por algum motivo e, geralmente, a falta de uma linguagem mais argumentativa e persuasiva pode ser entendida como um dos principais problemas para que isso ocorra.
Se este for o seu caso, vale a pena conhecer como se constrói um discurso persuasivo e fazer dele uma nova linha comunicacional da sua empresa, visando aprimorar a linguagem que era utilizada anteriormente e deixá-la com um objetivo mais claro de venda, a partir do ponto de vista dos principais argumentos persuasivos que incentivam o consumidor a escolher o seu produto ou serviço.
Além disso, para aumentar a conversão através do trabalho com marketing digital, também pode ser indicado que se faça uma análise sobre todas as ferramentas que a sua empresa está utilizando para se comunicar com o mercado, como, os perfis em redes sociais, o e-mail marketing enviado e etc.
Tendo o conhecimento sobre como emitir comunicações que sejam mais persuasivas e incentivem ainda mais a pessoa a se tornar o seu cliente, as suas estratégias de divulgação podem ser aprimoradas de tal modo que venham a permitir que a sua taxa de conversão atinja níveis muito superiores àqueles que se esperava com o início da campanha de marketing digital.
Passo 3: Gerando os Resultados
Depois de fazer uma análise sobre todos os números que compõe a sua empresa na internet e analisar e aprimorar todas as estratégias e ferramentas que estão sendo utilizadas para que se consiga aumentar a taxa de conversão, é chegado o momento de se preparar para atingir os resultados gerados a partir de um replanejamento visando este objetivo.
Contudo, a dica de ouro no que diz respeito ao aumento da conversão através do marketing digital é a informação. Seja ela obtida através dos números ou através da criatividade de profissionais de marketing, que possam apontar os melhores caminhos para a sua empresa atingir o objetivo esperado, a informação sobre tudo o que envolve o seu mercado de atuação pode ser primordial para que se consiga conquistar mais clientes a partir do trabalho realizado com marketing digital, fazendo, desta forma, que os seus visitantes ou os seus curtidores se tornem os seus consumidores.