Tão importante quanto realizar todos os passos de uma campanha de marketing digital, como tudo o que inclui o planejamento das ferramentas e das estratégias de comunicação virtual que serão utilizadas durante a campanha, é de suma importância que se consiga reconhecer como fazer para avaliar o desempenho de toda ela e, por isso, se torna necessário fazer um trabalho de WEB Analytics, até para que se consiga avaliar em quais pontos a campanha vem funcionando e em quais se faz necessário que seja feita uma reformulação da comunicação digital.
Considerando que a sua campanha de marketing digital trabalhe com alguns elementos básicos da comunicação virtual, como ter um site desenvolvido com técnicas SEO, ter uma página no Facebook, um canal de vídeos no Youtube e realize uma campanha de Google AdWords, a seguir iremos abordar algumas das principais métricas que podem ser medidas para que você consiga avaliar como a sua campanha de marketing digital vem sendo realizada.
WEB Analytics: Sites e Páginas
A principal forma de analisar o desempenho de boa parte das ferramentas utilizadas pela campanha de marketing digital é a utilização de um serviço gratuito oferecido pelo Google chamado Google Analytics, que mostra muitos dados detalhados sobre todos os tipos de informações relacionadas a sua campanha.
Entre os principais dados fornecidos pelo Google Analytics destacam-se:
– Número total de visitantes a um site;
– Quantas vezes determinada página foi vista;
– Por quanto tempo as pessoas navegaram em seu site\ página;
– Qual a região demográfica dos acessos;
– Quais são os dados de idade e gênero das pessoas que visitaram as suas páginas;
Outra série de dados úteis para avaliar a sua campanha de marketing digital podem ser obtidos através do Google Analytics, sendo que a sua utilização é muito recomendada quando se busca analisar o desempenho de cada uma das páginas do seu site, ou ainda checar a eficácia de determinado hotsite ou e-mail marketing, entre outros.
WEB Analytics: SEO
Atualmente há diversos aplicativos e extensões para navegadores disponíveis para download gratuitamente que conseguem fornecer informações valiosas sobre o desempenho de SEO (Search Engine Optimization) de seu site.
As principais informações que o aplicativo ou extensão que você escolher deve fornecer, são aquelas que dizem respeito às duas estruturas das técnicas SEO, ou seja, a análise sob o ponto de vista das técnicas de otimização deve ser dada de acordo com a parte interna e a parte externa do conteúdo do seu site.
Nesse sentido, a parte interna do site diz respeito à linguagem com a qual o site foi desenvolvido, ao endereço da URL amigável ou não, entre outros elementos. Já a análise do conteúdo externo é tudo aquilo que está colocado em cada texto de cada página do seu site, considerando determinadas palavras-chave que o negócio entende que sejam importantes se obter um melhor posicionamento frente aos mecanismos de busca.
WEB Analytics: Redes Sociais
Para mensurar os seus resultados nas redes sociais não é recomendável nenhum tipo de aplicativo ou site externo, sendo que o mais aconselhável é que o trabalho de WEB Analytics seja realizado a partir das próprias redes sociais das quais a sua empresa faz parte.
Ou seja, a empresa deve monitorar as redes sociais diariamente, não apenas gerando comunicações, mas também acompanhando o comportamento dos usuários ao interagir com a marca. Assim, a melhor forma de mensurar o resultado da sua campanha no Facebook ou mesmo checar o desempenho do seu vídeo no Youtube, é considerar o quão bem sucedidos eles têm sido nas próprias redes sociais, no sentido de ter um bom número de curtidas e compartilhamentos ou visualizações.
Cabe dizer ainda que o Facebook fornece dados preciosos acerca das pessoas que acompanham a sua página, incluindo muitos dados que podem ser utilizados para que se planeje campanhas cada vez mais focadas em seu público-alvo.
WEB Analytics: Avalie a sua campanha de marketing digital
Neste artigo dividimos a análise de uma campanha de marketing digital, ou como também é chamada de WEB Analytics, em três grandes áreas de atuação, que são os sites e suas páginas, as técnicas SEO e as redes sociais.
Ainda há outras formas de mensurar os resultados da sua campanha e as melhores métricas para se avaliar o desempenho dela varia muito de acordo com a sua proposta e os seus objetivos, porém, alguns dos elementos mais básicos para a análise da performance de sua campanha virtual foram apresentados neste artigo.