O trabalho de fidelizar ou reter o maior número possível de clientes diz respeito a uma das últimas etapas de um bom plano de marketing digital. Nesta etapa, devem ser estabelecidas ferramentas, estratégias e técnicas de comunicação digital que serão utilizadas durante todo o processo comunicacional no sentido de estabelecer uma relação duradoura com o cliente a partir do momento em que ele é um prospect até o incentivo que tem que ser dado para que ele volte a adquirir determinado produto ou serviço e, desta forma, seja realizado com êxito o processo de fidelização do cliente.
Considerando-se que mesmo que a pessoa ainda não seja um cliente, o indivíduo já tem formulado determinado conceito sobre a sua marca. Este conceito é composto por elementos comunicacionais que o marketing da sua empresa utiliza para formar o posicionamento de mercado da sua marca e, nesse contexto, cabe aos profissionais buscarem ferramentas e apresentar soluções de marketing digital adequadas à necessidade de fidelização dos clientes.
Para isso, a seguir, daremos algumas dicas que podem facilitar a empreendedores de qualquer nicho para que consigam conhecer como funciona o processo de fidelização e, assim, ter uma noção melhor sobre como fidelizar clientes com o marketing digital.
Processo de fidelização dos clientes através do marketing digital
Antes mesmo de ter determinada pessoa como cliente, é importante que a empresa já tenha estabelecido determinados procedimentos e processos organizacionais que sejam capazes de trabalhar de forma a facilitar e aprimorar a fidelização dos clientes.
Por exemplo, é importante estar atento a quais informações a empresa pode pedir para os clientes ao realizar uma compra, para que se obtenha determinadas informações, como o e-mail de contato, o telefone e etc.
Estas informações fornecidas pelo próprio cliente são os elementos iniciais que irão permitir que o marketing da sua empresa possa utilizar determinadas ferramentas de comunicação visando a fidelização dos clientes.
Durante este processo de fidelização podem ser utilizadas estratégias específicas para atingir determinados objetivos. Abaixo, listamos alguns dos meios digitais que a sua empresa pode utilizar-se para que consiga facilitar o processo de fidelização dos clientes:
1) Redes Sociais: todos os seus clientes estão nas redes sociais. É importante que seja feito um trabalho de comunicação integrada de marketing para que a sua empresa consiga garantir que os seus clientes sigam os perfis da sua marca nas redes.
De tal modo, a marca tem a oportunidade de manter um relacionamento quase que diário com os clientes, aprimorando o reconhecimento de marca frente ao público e facilitando o processo de fidelização e até mesmo indicação da marca para a rede de contatos da própria pessoa que acompanha a sua marca.
2) Estratégias off-line integradas a on-line: Fidelizar um cliente é uma tarefa bem complexa, que envolve absolutamente tudo o que determinada marca representa frente a cada indivíduo. Nesse sentido, o processo de fidelização deve ser entendido como a perfeita combinação entre a comunicação virtual, a comunicação gráfica e a comunicação institucional da empresa.
Para isso, conseguir trabalhar com estratégias off-line e saber integrar elas às estratégias on-line, torna-se fundamental a fim de que se consiga fidelizar o maior número possível de clientes. Para exemplificar, uma empresa pode utilizar um cartão-fidelidade, que vale pontos para serem trocados em mercadorias compradas através do site, ou então, a participação do cliente em determinada atividade requer a inscrição prévia no site e etc., há diversas formas bem criativas de se realizar a integração completa entre os diversos setores de marketing de uma empresa visando a fidelização de clientes.
3) e-mail marketing: Uma boa campanha de e-mail marketing pode ser a responsável por ajudar na conquista e na retenção de clientes. Ainda que as pesquisas apontem que o e-mail marketing vem perdendo a sua força de mercado, ele ainda é uma ferramenta altamente recomendável que ajuda no reconhecimento da sua marca inserida no ambiente virtual.
Para buscar a fidelização dos clientes através do e-mail marketing, é necessário que seja realizada uma campanha de e-mail marketing.
Contudo, para que se consiga fidelizar o cliente faz-se necessário que seja realizado um processo integrado entre os diversos setores da sua empresa, mas, sobretudo, com a utilização do marketing digital através de suas ferramentas e estratégias, é preciso compreender que este processo de fidelização pode ficar mais fácil e mais lucrativo, reconhecendo-se que estará sendo feito tudo o que estiver ao alcance de determinada marca para que consiga fidelizar cada vez mais clientes.