Seja em decorrência de uma crise, a abrangência de novos públicos ou mesmo para atingir novos mercados, muitos empresários têm de passar constantemente pela chamada situação de reposicionamento de mercado, e o marketing digital não só pode ajudar como deve também impulsionar a empresa nesta nova fase gerencial e também comunicacional.
O que é reposicionamento de mercado?
Mesmo que você não saiba, a sua empresa tem o que o marketing chama de posicionamento de mercado. No sentido do marketing, este posicionamento é entendido como a imagem que os consumidores, prospects e públicos de interesse têm da sua marca como um todo.
Por exemplo, quando se fala em Apple, uma das primeiras palavras que lhe vem à mente, é inovação. É assim com praticamente todas as marcas que conhecemos, para nós, enquanto consumidores, elas representam algum conceito e este conceito, ou seja, esta ideia que está por trás de algumas marca, é transmitido através do posicionamento de mercado desta empresa.
Sendo assim, todas as marcas têm uma imagem e representam um conceito opara cada pessoa. Quando essa imagem é abalada, em situações de crise, por exemplo, um reposicionamento de mercado se faz necessário, ou seja, é preciso que a marca comunique alguns fatores diferentes do que vinha comunicando anteriormente, visando formar uma nova imagem de si frente ao mercado.
Além disso, o reposicionamento de mercado também é indicado para marcas que desejam atingir novas parcelas de público. É impossível considerar que uma marca utilize as mesmas ferramentas comunicacionais para atingir públicos da classe A de 25 a 35 anos e públicos de classe C, entre 55 e 65 anos, por exemplo.
É nesse sentido que se faz necessário um reposicionamento de mercado, seja para contornar uma situação de crise ou para atingir novos mercados, ou ainda pela reinserção da marca em um mercado de atuação antigo, entre outros motivos.
Como se reposicionar no mercado através do Marketing Digital?
É importante dizer que o reposicionamento de mercado não diz respeito somente ao marketing digital, e que se ele for feito apenas na internet estará se cometendo um erro, porém, ele está englobado dentro de todas as estratégias comunicacionais que serão utilizadas para apresentar esta nova fase da empresa, considerando também o ponto de venda, os materiais gráficos e etc.
A principal função do marketing digital dentro de um processo de reposicionamento de mercado, é consolidar esta nova fase de comunicação da empresa. Para isso, todos os canais de comunicação da empresa devem ser alterados, abrangendo a nova fase comunicacional e visando fornecer a informação de novo momento da empresa a todas as pessoas que acompanham a marca no ambiente virtual, seja através do site ou das redes sociais.
Com isso, a reformulação do site ou a adequação das páginas em redes sociais torna-se necessária para que se concretize o processo de reposicionamento de mercado da empresa.
Este novo momento trata-se ainda geralmente de uma oportunidade para que a empresa atualize as suas comunicações, pois, é reconhecível que se a empresa não está em constante atualização no mercado atual, pode acabar ficando para trás dos concorrentes.
Contudo, o marketing digital pode desempenhar um papel fundamental quando aquilo que a empresa precisa é assumir o seu reposicionamento de mercado. Para que ele seja feito de forma mais satisfatória possível, o ideal é que a sua empresa esteja cercada pelos melhores profissionais de marketing.