Compreender todos os conceitos e aprofundar os conhecimentos sobre todos os ramos e todas as modalidades que envolvem o amplo campo do marketing digital é sempre uma função de enorme importância para profissionais e para curiosos no assunto.
Pensando nisso, a seguir daremos algumas dicas de livros de marketing digital, que podem lhe auxiliar durante o processo de buscar fontes de inspiração para as estratégias a serem utilizadas com a finalidade de impulsionar o marketing digital do seu negócio.
A Bíblia da Mídia Social, de David K. Brake e Lon Safko
Apresentando alguns dos principais conceitos que regem a utilização das mídias sociais por parte de empresas, este livro ainda traz informações relevantes sobre aplicativos, funcionalidades e ferramentas das principais redes sociais. Além disso, apresenta alguns cases de sucesso e introduz os processos que devem ser levados em conta no momento de planejar e avaliar as estratégias comunicacionais focadas em mídias sociais.
Os 8 Ps do Marketing Digital, de Conrado Adolpho
Considerado como um dos livros nacionais mais importantes a respeito do marketing digital, amplia o conceito do marketing tradicional dos 4 Ps e mostra como as empresas podem se beneficiar com a utilização da internet, através de mais de cem cases. De maneira muito didática, apresenta diversas ferramentas e estratégias que os profissionais podem utilizar com a finalidade de obter os melhores resultados possíveis a partir da utilização do marketing digital.
Guia prático de Marketing na Internet para Pequenas Empresas, de Cláudio Torres
Focado em apontar resultados significativos para pequenas e médias empresas, o livro consiste em uma série de dicas divididas em diferentes modalidades, sendo que, em quase todas, não é necessário que se tenha nenhum gasto para implementá-las. O livro que também está disponível para download gratuitamente no site do autor, aborda muitas questões do marketing digital, como o marketing de conteúdo, a utilização das redes sociais, do e-mail marketing e muitas outras ferramentas comunicacionais.
A Cauda Longa, de Chris Anderson
Amplamente utilizado nas faculdades de publicidade, propaganda e marketing, o livro apresenta a internet como um ambiente segmentado em nichos e, quem busca o sucesso deve conseguir identificar muito bem qual é o seu nicho de atuação. Sendo assim, o livro expõe as formas como se pode atingir determinados nichos com a finalidade de explorar ao máximo todas as potencialidades de cada segmento.
Marketing Digital para leigos, de Jan Zimmerman
Com a proposta de abordar tudo o que você precisa saber dentro do amplo ramo do marketing digital, o livro ensina, em detalhes, como montar um bom plano de marketing digital adequado à sua realidade de mercado e considerando o seu plano de negócios. Trata-se, ainda, de uma ferramenta de consulta indispensável àqueles que não possuem formação teórica em marketing digital e apresenta-se como um ótimo livro para introduzir alguns dos conceitos mais complexos que abrangem a área de marketing digital.
Google AdWords para Leigos, de Howie Jacobson
Da mesma série do livro anterior, este explica em detalhes como montar uma campanha de anúncios no Google e quais resultados esperar com a sua realização.
Marketing na Era do Google – Sua estratégia On-line é sua estratégia de Negócios, de Vanessa Fox
Por fim, deixamos como última dica de livros indispensáveis que abordam o marketing digital, um livro que trata, principalmente da necessidade das empresas do século XXI estarem posicionadas de forma correta no que tange o marketing digital e, além disso, a importância que é para as empresas conseguirem realizar uma boa campanha de marketing digital, considerando que isto pode fazer com que elas atinjam o sucesso ou amarguem o fracasso da sua estratégia de negócios como um todo.