Que a internet oferece um mundo de possibilidades e que muitas empresas e pessoas já tem conseguido se beneficiar ao máximo de todas as suas potencialidades através do trabalho com marketing digital, não é mais novidade.
No entanto, alguns empreendedores conseguiram superar as próprias expectativas e, atualmente, são apontados como cases de grande sucesso devido à utilização do marketing digital. A seguir, apresentaremos 3 cases de sucesso, Conrado Adolpho, considerado quase um guru do marketing digital, o case da LeBon, que movimentou todo o estado para aumentar as suas vendas e o case da Eletronic Arts, que ficou muito conhecido nos Estados Unidos.
Antes de expor os cases de sucesso em marketing digital, é importante que se compreenda que, diariamente, surgem novos cases de tanto sucesso quanto os expostos a seguir, bastando apenas que, para isso, as empresas realizem os investimentos adequados em marketing digital.
Case 1: Conrado Adolpho
Não há profissional de marketing digital que nunca tenha ouvido falar em Conrado Adolpho. Seus livros já influenciam o ambiente acadêmico em todo o país, e um deles é considerado como um dos grandes guias para as empresas que atuam no ambiente virtual: “Os 8 P’s do Marketing digital” mudou a forma como as empresas se comunicam na internet, reconhecendo-se que o escritor e palestrante de marketing digital ampliou os conceitos de um dos maiores gênios do marketing de todos os tempos, Phillip Kotler.
Já escreveu centenas de artigos, inclusive com divulgação internacional e a sua carreira e a sua produção são consideradas como um dos maiores cases de sucesso no que diz respeito ao marketing digital, tendo influenciado muitas pessoas e empresas a adotarem estratégias ousadas e inovadoras no que diz respeito à utilização das ferramentas de marketing digital.
Case 2: LeBon
A LeBon é uma empresa gaúcha que comercializa diversos produtos para o churrasco, como linguiça e cortes de carne. Após estar alguns anos afastada da mídia do Rio Grande do Sul e tendo apenas a sua divulgação no estado, a LeBon decidiu ousar e lançou um concurso cultural chamado Espeto de Ouro, para tentar concorrer com gigantes do seu mercado, como Seara, Perdigão e Sadia.
O concurso cultural consistia em eleger quem seria o melhor assador de churrasco do Rio Grande do Sul, ao mesmo tempo em que tentava alavancar as vendas de seu produto carro-chefe, a linguiça. A partir desta premissa e dispondo apenas de seu site e redes sociais para divulgar a promoção, iniciou-se a campanha que viria a movimentar todo o estado e a se tornar um grande case de sucesso.
Funcionando ao modo de incentivar os inscritos no concurso a conseguir o maior número possível de votos, a marca utilizou os próprios inscritos como uma forma de se divulgar. Enquanto os usuários utilizavam todas as redes sociais na tentativa de angariar votos, a empresa ia se divulgando e se tornando cada vez mais conhecida, ao passo em que, para votar, era necessário que o usuário acessasse o seu site.
Após um mês de votação, o site chegou a mais de 800 mil visualizações e atingiu a mais de 87 mil pessoas somente no Facebook e quase 500 mil impactos no Twitter. O número de votos entre os candidatos superou a marca de 2.5 milhões, número que é superior ao número de residentes no Rio Grande do Sul. Com os três finalistas mais votados classificados, foi realizado um evento em que eles assaram o churrasco para um júri especializado, composto de personalidades gaúchas e elegeu-se o melhor assador do estado, ao mesmo tempo em que a LeBon viu um crescimento de 13% nas vendas.
O Espeto de Ouro se tornou um prêmio cobiçado e o seu vencedor foi eleito como o melhor assador de churrasco do estado, vindo a participar de programas nacionais e, desta forma, praticando uma mídia espontânea para a marca.
Case 3: Eletronic Arts e Tiger Woods
O melhor exemplo de como gerenciamento de crise em redes sociais podem se tornar algo benéfico para a marca é o caso da Eletronic Arts e o seu jogo de videogame Tiger Woods 09.
Um usuário do Youtube e gamer do XBOX 360 percebeu uma falha no jogo, em que Tiger Woods conseguia andar sobre a água para rebater uma bola. Ele fez um vídeo sobre isso, publicou no Youtube e, em pouco tempo, tinha mais de um milhão de visitantes, com diversos questionamentos à empresa sobre como ela teria cometido um erro tão banal e simples como esse.
Em resposta à crise que estava estabelecida, a EA inovou e fez um vídeo em resposta ao usuário, em que mostra Tiger Woods (o real) realmente andando na água para rebater uma bola e com tom irônico, a empresa se pronunciou “não é um erro do jogo, ele é bom assim mesmo!”. O vídeo de resposta da empresa teve mais de cinco milhões de visualizações e a situação foi contornada.
Aproveitando o sucesso dos dois vídeos, tanto aquele que a criticava como o que ela provava ser possível o atleta andar na água, a empresa ainda divulgou o case de sucesso durante um jogo do próprio Tiger Woods e, com isso, contornou a crise ao mesmo tempo em que aproveitou para divulgar o seu game.