Mobile Marketing é o conjunto de ferramentas, estratégias e táticas comunicacionais adotadas pelo marketing digital de determinada empresa que visa a comunicação utilizando como meio um aparelho mobile, seja celular, smartphone ou tablet.
Então, é um processo comunicacional que leva em conta, sobretudo, a forma como o receptor será impactado por determinada mensagem.
Trata-se de um processo relativamente recente que vem em constante crescimento, tendo em vista que dispositivos móveis estão se tornando uma realidade para um número cada vez maior de pessoas e, a partir desta nova oportunidade de marketing, os profissionais de agências tiveram que passar a levar em conta a forma mais adequada para se comunicar com pessoas que possuem este tipo de dispositivo.
Ao longo deste artigo, apresentaremos como o mobile marketing surgiu, em que ponto ele está hoje e alguns dados estatísticos a respeito da utilização do mobile marketing, com a finalidade de que você consiga visualizar como este mercado é altamente lucrativo para as empresas que investem nele e, mais do que isso, consiga identificar como a sua empresa pode se beneficiar da utilização do marketing focado em dispositivos móveis.
A história do Mobile Marketing
Os primeiros casos de utilização de mobile marketing ainda datam da década de 1990, em que as empresas começaram a utilizar o SMS para se comunicar com os clientes, sendo que esta prática pode ser considerada como a fundadora do Mobile Marketing e, ainda hoje, é amplamente utilizada, embora não seja tão aconselhável a sua utilização devido ao avanço das questões que envolvem o marketing permissivo.
A partir de então, com o desenvolvimento das tecnologias, o mobile marketing também foi se aprimorando e, atualmente, compreende o conjunto de mensagens comunicacionais que são recebidas nos smartphones ou tablets, levando em conta que, agora, a mensagem não mais se restringe a SMS, mas pode ser estabelecida também através de imagens e vídeos.
Estatísticas do Mobile Marketing
– Mais de 87 milhões de brasileiros têm acesso a smartphones, o que faz com que esta forma de comunicação mercadológica seja uma oportunidade para que a sua empresa se divulgue frente a um público em constante crescimento;
– Há empresas que já disponibilizam ferramentas exclusivas para anúncios em mobile, como é o caso do Facebook, que fatura diariamente US$ 500 mil somente nesta modalidade de anúncio, sendo este valor responsável por 50% de todo o seu faturamento;
– Ampliando este dado sobre anúncios para mobile, estima-se que em 2013, somente esta modalidade de anúncio tenha movimentado 22 bilhões de dólares;
– Falando especificamente do Brasil, um levantamento realizado por uma empresa de pesquisa apontou que 3 em cada 5 consumidores utilizam smartphones para obter maiores informações sobre determinado produto ou realizar a compra de fato;
– 15% do tráfego global da internet é realizado a partir de dispositivos móveis;
– 15% das vendas de varejo online em 2013 foram realizadas a partir de dispositivos móveis;
– Apenas 35% das empresas brasileiras possuem sites adequados para mobile marketing, ou seja, que conseguem ser responsivos ao acesso a partir de dispositivos móveis e, sendo assim, esta é uma oportunidade para que você consiga se diferenciar da concorrência.
– 73% dos consumidores que visitam um site à procura de determinado produto a partir de dispositivos móveis, realmente realizam a compra e convertem a visita em consumo.
Apresentando todas estas estatísticas a respeito do constante crescimento das práticas que envolvem mobile marketing ao redor do mundo, fica mais fácil para que você consiga identificar quais são as oportunidades que podem esperar a sua empresa, caso você opte por realizar este investimento.
Portanto, se você busca aumentar as suas vendas ou mesmo elevar o reconhecimento da sua marca a partir da utilização do marketing digital, pode estar na hora de você começar a considerar o mobile marketing e a se questionar se a sua empresa está preparada para atender a esta nova realidade de mercado. Quer saber mais? Fale com a agência Spiner!