Promover uma loja virtual não é tarefa das mais simples, ainda mais em uma época onde a concorrência é alta. Os consumidores estão cada vez mais adquirindo produtos na internet, o volume de pesquisas cresceu muito, mas consequentemente, a quantidade de lojas virtuais também.
Diante desse cenário, é essencial promover sua loja virtual do jeito certo. Mas como fazer isso? Confira nossas dicas a seguir!
Tenha um planejamento com períodos sazonais
O planejamento é a base de tudo. Nele, você deve colocar todas as datas comemorativas que são importantes para o seu negócio. Os períodos de baixa e de alta em vendas.
Depois de tudo sinalizado, o segundo passo é colocar no planejamento as campanhas que poderão ser realizadas. Importante que elas iniciem com antecedência e que sejam organizadas com mais antecedência ainda.
Por exemplo, se você sinalizou no seu planejamento o Dia dos Namorados, 12 de junho, como uma data importante. Coloque o período de veiculação da campanha para essa data, que poderia ser com início em 12 de maio. Depois marque quando você deve começar a organizar essa campanha que vai iniciar em 12 de maio.
Defina os períodos de campanha de acordo com seu orçamento
Depois que você definiu seu planejamento anual, compartilhe com a agência de marketing digital que presta serviço à sua empresa. Mostre à ela quais são as campanhas que gostaria de desenvolver e diga qual o orçamento que tem disponível para cada uma delas.
Essa transparência em relação ao valor de investimento é essencial para que a agência possa trabalhar as melhores soluções em marketing digital de acordo com o seu objetivo.
Diga quais são suas necessidades, e deixe que a agência mostre as melhores soluções. Eles são os especialistas e podem te oferecer serviços que talvez você nem conheça ainda. Confie no profissionalismo!
Aposte na criação de kits para promover uma loja virtual
Você pode trabalhar os kits de duas formas: como brindes ou como um conjunto de produtos a ser comercializado.
Brindes são sempre um sucesso, os clientes adoram! Quando eles são funcionais, a lembrança da marca por um longo período é praticamente garantida.
Já os kits de produtos a serem comercializados, devem ser muito bem pensados, de forma que atendam a necessidade do seu público. Pense em produtos complementares e se o preço final está de acordo com o poder aquisitivo do seu público-alvo.
Faça campanhas no Google Shopping
Quando você precisa de algo, onde vai fazer suas pesquisas? Se você respondeu Google, saiba que esse é o principal meio de buscas dos seus clientes também!
Por isso, para promover uma loja virtual, é essencial que você faça campanhas no Google Shopping. Assim, você dará maior visibilidade aos seus produtos e poderá oferecer aos seus clientes exatamente o que eles estão pesquisando.
A campanha está disponível para pesquisas em desktop e mobile. Por isso, não perca essa oportunidade. Converse com um profissional em Google Shopping.
Acompanhe os relatórios
Se você já realizou essas campanhas apontadas no planejamento no ano anterior, então é hora de resgatar os relatórios e aprender com os erros e os acertos. Analise junto aos profissionais de marketing o que deu certo e que seria viável repetir ou explorar mais.
Assim como, veja também quais foram os erros e os pontos fracos das campanhas. Uma nova análise de público também é favorável.
A grande vantagem em promover uma loja virtual em relação à uma loja física é justamente a possibilidade de mensurar os resultados. Então aproveite essa oportunidade.
Faça também uma análise de tráfego no site da sua loja, veja quais são os principais dias e horários de acesso. Essas informações podem ser muito úteis para sua campanha.
E claro, veja sempre como está o SEO (Search Engine Optimization – Otimização para Mecanismos de Busca), afinal, a possibilidade de tráfego orgânico para uma loja virtual garante lucros maiores em vendas convertidas.
Se as suas campanhas em marketing digital para promover uma loja virtual não estão rendendo os resultados que você gostaria, entre em contato com a Spiner. Podemos te ajudar!