As campanhas no Google AdWords são realizadas para alcançar diversos objetivos, como visitas a um site, conversões em vendas, geração de leads, dentre outros. E esse é um ponto muito importante que deve ser analisado antes de dar início às suas campanhas no Google AdWords: qual o seu objetivo principal?
Quando uma campanha é bem feita, os resultados são certos, pois essa ferramenta permite que sua empresa seja vista por quem realmente está procurando pelo que você oferece. A partir dos anúncios, o primeiro contato com o lead só depende de você para que o fechamento aconteça.
Mas então, por que você não consegue os resultados esperados? Porque é preciso conhecimento e experiência para realizar as campanhas. Apesar da ferramenta ser bastante intuitiva e qualquer um poder realizar anúncios, há muito mais em jogo do que apenas criar os anúncios.
Por isso, se você não quer jogar seu dinheiro fora, consulte profissionais especialistas em marketing digital com foco em Google AdWords, ok?!
Para que você entenda um pouco mais sobre o assunto e possa analisar melhor suas campanhas, confira a seguir uma lista com os principais erros cometidos em campanhas no Google AdWords por pessoas inexperientes.
Não instalar um código de acompanhamento e conversão
O primeiro passo para começar as campanhas no Google AdWords é a criação da conta, onde também é gerado o código de conversão. É importantíssimo que ele seja instalado no seu site corretamente, afinal, você vai querer saber os resultados depois, não é mesmo?!
Com o código instalado, você e o profissional de marketing poderão acompanhar os resultados das campanhas pelo Google Analytcis. Isso é essencial para o período inicial de teste e demais ajustes de otimização.
Escolha errada das palavras-chave para as campanhas no Google AdWords
Antes de começar a criação dos anúncios, é importante desenvolver uma boa lista de palavras-chave. O ideal é utilizar uma ferramenta chamada Planejador de Palavras-chave do Google AdWords. Você encontra essa ferramenta no mesmo lugar onde criou sua conta.
Apenas uma observação: quando você contrata o serviço de Google AdWords da Spiner, nós criamos a conta e a lista de palavras-chave para o seu negócio. Além dos anúncios e as campanhas no geral. Você não precisa se preocupar com nada, ok?!
Pois então, no Planejador, é possível analisar o volume de pesquisas de cada palavra ou termo, o lance sugerido para ter uma boa posição nos resultados e o nível de concorrência. Além disso, a ferramenta dá opções de palavras que estão relacionadas à sua pesquisa e ao seu site.
Não utilizar palavras-chave negativas
Esse é um grande erro que as pessoas cometem e que compromete demais os resultados das campanhas. Além de listar as palavras-chave relacionadas ao seu negócio é essencial listar as negativas também.
Vamos entender como elas funcionam e a importância: por exemplo, você vende bolos de aniversário. Nesse caso, a palavra “receita” deve ser negativada, afinal, você não vai querer que seu anúncio de venda do bolo pronto seja exibido a pessoas que estão procurando por receitas para elas mesmas fazerem, certo?!
Se você não negativar essa palavra, dentre outras, seus anúncios aparecerão para as pessoas erradas e sua campanha não terá sucesso.
Não direcionar para páginas de destino corretas
O direcionamento do clique é importante para o sucesso das suas campanhas, mas também para que você tenha um bom índice de qualidade e, assim, pague menos pelos cliques. Um fator está relacionado a outro. Por isso, atenção quanto à sua página de destino!
O ideal é que a página de destino esteja totalmente relacionada ao conteúdo do anúncio. Por exemplo, se o seu anúncio está vendendo plano de saúde da Amil. A página de destino deve conter informações apenas sobre esse assunto, e não ser geral ou a home do seu site. É preciso ter foco!
A Spiner utiliza uma estratégia para aumentar as taxas de conversão nas páginas de destino. Trata-se da criação de hotsites por locação. Por um valor baixo mensal, você tem uma página de destino otimizada de acordo com as exigências do Google para que suas campanhas tenham alto índice de qualidade.
Além disso, nossos hotsites possuem um formulário de conversão, que quando um lead preencher, os dados dele vão imediatamente para o seu e-mail, para que o atendimento seja realizado no momento em que a pessoa viu o anúncio, clicou e preencheu o formulário.
Não configurar localização geográfica nas campanhas de Google AdWords
Ouvimos de muitos clientes novos que, antes de contratar a Spiner, recebiam leads de localizações geográficas que não condiziam às suas condições de atendimento.
Isso pode acontecer se as configurações de localização não forem feitas no momento de criação das campanhas.
Além dessa configuração, muitas outras são possíveis. Por exemplo, se você tem uma pizzaria e atende em horários e dias específicos. Podemos configurar para que seus anúncios sejam exibidos apenas nesses períodos.
Quer ter resultados em suas campanhas no Google AdWords? Entre em contato com a Spiner e converse com um de nossos especialistas, todos são certificados para trabalhar com os produtos Google e, por isso, a Spiner é uma agência Google Premier Partner.